Câmara exclui empresas públicas de projeto que amplia terceirização

3A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14), uma emenda que retira as empresas púbicas, as sociedades de economia mista e suas subsidiárias do texto que amplia as possibilidades terceirização do trabalho no Brasil.

Com isso, empresas como a Petrobras, o Banco do Brasil e os Correios, por exemplo, ficam de fora de todas as regras que forem aprovadas no projeto de lei.

A emenda foi apresentada pelo PSDB, alegando que expandir as terceirizações também nas empresas públicas poderia reduzir o número de concursos públicos para as organizações.

A maioria dos deputados, 360, concordou com os argumentos e decidiu suprimir as empresas púbicas do texto.

No entanto, se não sofrer modificação, o texto deixará os terceirizados das empresas públicas em um vazio jurídico, já que nem as garantias que forem aprovadas na lei valerão para os funcionários que atuam nessas organizações.

De acordo com o relator do texto, deputado Arthur Maia (SD-BA), as empresas públicas foram incluídas no projeto a pedido do governo, em 2013. No entanto, na votação realizada nesta terça, a liderança do governo liberou a bancada para votar como quisesse. A maioria votou com PSDB.

— A inclusão das sociedades de economia mista e das empresas públicas foi uma solicitação que me foi feita pelo governo na negociação de 2013. Àquela época, me disseram que era muito importante essa inclusão, justamente por conta da competitividade, porque são empresas que atuam na iniciativa privada, então têm que ter instrumentos de competitividade. Quando chegamos aqui e vi que o partido do governo é o primeiro a quebrar um acordo feito com o próprio governo, não serei eu, o relator, que vou apoiar um texto que o governo pediu e o partido dele é contra.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), admitiu que foi orientado pela Casa Civil a liberar a base aliada ao governo nessa questão, mas não soube explicar os motivos.

Segundo ele, a luta do partido agora é para impedir que a terceirização seja permitida também para as atividades principais da empresa – objetivo central do projeto de lei.

— Eu fui orientado pelos assessores da Casa Civil que deveria liberar a base do governo, estou atrás de saber os fundamentos disso. Agora, vou buscar a repercussão disso e trabalhar para mudar o artigo segundo, que trata da atividade-meio e da atividade-fim.

Discussão adiada

O texto-base do projeto de lei da terceirização foi aprovado na última quarta-feira (8), e um acordo entre os deputados estabeleceu que as emendas, propostas que podem modificar o texto, seriam votadas nesta semana.

Foram apresentadas 27 emendas e somente uma foi votada nesta terça. As lideranças partidárias alegaram que as propostas estavam confusas e pediram mais tempo para poder deliberar com as respectivas bancadas.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) foi um dos que pediram a palavra para pedir o adiamento da votação.

— Está se iniciando uma Torre de Babel aqui. Os partidos não têm consenso nem dentro de casa. Adiar essa votação em uma semana não traria nenhum prejuízo para o País.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atendeu aos pedidos dos parlamentares, mas adiou a votação das outras 26 emendas em um dia. Segundo ele, o tempo é suficiente para que os deputados analisem as emendas e até para fazer correções em alguns textos.

— Eu vou acatar a sugestão de vossas excelências, até porque nessa emenda aglutinativa que estamos votando tem um erro. Às vezes a pressa de redigir uma emenda aglutinativa de última hora gera esse tipo de erro. Até para que a Mesa possa fazer essas correções, vamos passar essa discussão para amanhã.

A maioria dos líderes marcou reuniões com as respectivas bancadas na manhã desta quarta-feira (15) e a votação será retomada na sessão deliberativa, a partir das 17h. A previsão do presidente da Casa é que a votação entre pela madrugada.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.