Câmara não ficará ‘paralisada’ com movimento da oposição, diz Cunha

1O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (23) que não se “constrange” com a intenção de deputados da oposição de impedir votações no plenário e avaliou que a Casa “não ficará paralisada”.

Deputados do PSDB, DEM, PPS e de partidos que se declaram independentes, como a REDE e o PSOL, decidirão nesta terça (24) se vão obstruir a análise de propostas no plenário até que o Conselho de Ética decida sobre o parecer preliminar que defende a continuidade do processo que investiga Cunha.

“Todos eles, juntos, não têm número suficiente para impedir a Casa de funcionar. Não ficará paralisada”, afirmou. Na última quinta (19), deputados esvaziaram a sessão do plenário em protesto contra o que chamaram de manobra de Cunha e de aliados do peemedebista para impedir o funcionamento do Conselho de Ética.

O colegiado iniciou reunião naquela manhã para a leitura do parecer preliminar do relator do processo, deputado Fausto Pinato (PRB-SP). No entanto, às 10h44, Eduardo Cunha abriu sessão no plenário principal da Câmara, o que impediu a continuidade da reunião do Conselho de Ética. Pelo regimento interno, o início da chamada “ordem do dia” no plenário impede votações nas comissões.

Posteriormente, aliados do presidente da Câmara apresentaram uma questão de ordem no plenário pedindo a anulação da reunião do Conselho de Ética. A intenção era adiar ainda mais o processo que investiga o peemedebista, já que uma nova sessão do colegiado teria que repetir a leitura da ata do encontro anterior. Além disso, questionamentos já respondidos pelo presidente do Conselho poderiam ser refeitos.

Com a decisão do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) – que estava atuando no final da manhã como presidente em exercício da Câmara – de acolher a questão de ordem e cancelar a reunião, deputados passaram a deixar o plenário da Casa aos gritos de “vergonha!” e “fora, Cunha!”.

Deputados do PSDB e DEM vão se reunir nesta terça (24) para decidir se agirão para impedir as votações em plenário até que o parecer preliminar seja votado no Conselho de Ética. PSOL, PPS, REDE já decidiram que irão obstruir. “Não estou pensando em contar com apoio de A ou B. Quem faltar à sessão, terá salário descontado. Quem quiser obstruir que registre em plenário. Eu não vou me constranger com essa possibilidade. Sempre votamos tudo e vamos continuar votando”, afirmou Eduardo Cunha, nesta segunda.

‘Erros’ do conselho
O peemedebista também voltou a acusar o Conselho de Ética de ter cometido erros de procedimento e reforçou que poderá recorrer de atos do colegiado. Uma das questões que deverá ser defendida é a substituição do relator do processo. A defesa de Cunha alega que Pinato não poderia ter divulgado parecer preliminar antes do prazo de 10 dias úteis.

“Meu advogado, aquilo que impactar ou tiver cerceando a minha defesa ou tiver efeito nulo, obviamente ele questionará. Certamente há várias coisas que ele deverá recorrer. Isso já está colocado. Há uma suspeição colocada sobre ele [Fausto Pinato] que provavelmente terão que julgar. Se não derem, provavelmente vai recorrer”, disse o presidente da Câmara.

Impeachment
O presidente da Câmara também afirmou que decidirá até o final do ano sobre os pedidos de abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele admitiu, porém, a possibilidade de não definir isso em novembro, como anteriormente havia dito que faria.

Um dos pedidos pendentes de análise é do jurista e ex-fundador do PT Hélio Bicudo, que tem como base as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistiram no atraso de pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos e na edição de decretos de crédito extraordinário sem autorização do Congresso.

“Eu pretendo decidir todos antes do fim do recesso. Decidi sete na semana passada. E restam quatro decisões, que englobam a do Hélio Bicudo. Posso decidir essa semana. Preciso ter o convencimento. Se conseguir ter tempo para o convencimento para despachar, o farei”, disse Eduardo Cunha.

Deputados contrários a Cunha afirmam que estaria em negociação um acordo entre o presidente da Câmara e o governo, para poupar o mandato do peemedebista, que em troca rejeitaria a abertura de pedido de processo de impeachment.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.