Campanha alerta para a maior crise do Rio São Francisco

1Diante de sua maior crise, agravada com a estiagem prolongada e a degradação ambiental, o Rio São Francisco pede socorro em uma nova campanha organizada pelo comitê de sua bacia. Eu viro carranca para defender o Velho Chico foi apresentada na noite desta quarta-feira (20 de maio), em Petrolina, e reivindica a urgente revitalização do manancial que atende diretamente 15 milhões de pessoas além dos que se beneficiam indiretamente da energia e de outros bens produzidos a partir dele. A estiagem prolongada, o uso irracional de suas águas e a degradação têm ajudado a reduzir a vazão do considerado maior rio genuinamente brasileiro. 

“Estamos passando por uma situação dramática, uma crise maior do que a vivenciada em 2001. A população da Bacia do Rio São Francisco é acostumada a conviver com a estiagem, mas não em situação tão extrema. As condições climáticas se agravaram, assim como o uso irracional, o desmatamento e a degradação ambiental”, denunciou o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto, representante da sociedade civil no fórum que reúne diferentes setores. Ele defende menor dependência do setor elétrico do rio, a revitalização urgente e uma vazão consciente, que respeite os múltiplos usos. A campanha, que já tem hotsite, é associada a uma petição pública e vai ganhar outros espaços. Guia a mobilização do próximo 3 de junho, Dia Nacional de Defesa do Velho Chico. Em Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Penedo (AL), Bom Jesus da Lapa (MG) e Lagoa da Prata (MG), haverá barqueatas, peixamentos, debates e exposições.

No http://cbhsaofrancisco.org.br/virecarranca/ há link para a petição pública que reivindica a edição de decreto presidencial reformulando o Conselho Gestor do Programa da Revitalização, para que se torne “mais participativo, com a inclusão de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e representantes das municipalidades e dos povos tradicionais da bacia”. A revitalização do rio custaria R$ 8 bilhões, informam membros do Comitê de Bacia. 

Nesta quinta-feira (21 de maio), ainda em Petrolina, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco reunirá todos os seus 62 membros titulares na XXVII Reunião Plenária Ordinária, que se estenderá até a sexta. A pauta é justamente a crise hídrica e a difícil travessia de 2015, considerado o pior ano da história do rio. Estão sendo aguardados nesta quinta representantes da Agência Nacional das Águas (Ana), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Articulação São Francisco Vivo. Um dos principais problemas atuais é a presença de uma grande mancha que toma 32 quilômetros de extensão, no Lago de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, formada pela afloração de microalgas. O volume útil dos reservatórios de Três Marias, Sobradinho e Itaparica estão baixos, oscilando de 37% a 15%. A vazão está baizando para 900 metros cúbicos por segundo a partir de Sobradinho, num cenário que a curto prazo torna inviável a transposição, cujas obras ainda não foram concluídas pelo governo federal, avaliam membros do comitê. 

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.