Campanha contra HPV começa na próxima segunda (2) em Petrolina, PE

06_01_2015_saasde_toda_adolescente_nesta_faixa_etaria_vacinada_entre_marao_e_abril_passados_taam_que_tomar_a_segunda_dose._fotos_secompmiComeça na próxima segunda-feira (2) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ainda não há um levantamento do número de meninas que devem ser imunizadas, pois a faixa etária, que antes era de 11 a 13 anos de idade, foi modificada para garotas de 9 a 12 anos.

Este é o segundo ano da campanha, que foi iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o país no dia 10 de março de 2014. Todas as unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) já estão sendo abastecidas com as cerca de 4 mil doses restantes da última campanha, pois o município ainda não recebeu as novas vacinas. “Muitas meninas que tomaram a primeira dose na primeira campanha não voltaram para tomar a segunda, mas elas ainda podem procurar”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Jeane Moraes.

A imunização contra o HPV acontece em três doses. “A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos da primeira dose”, afirmou Jeane. Segundo a coordenadora do PNI, apenas 33% das meninas procuraram as unidades de saúde do município para tomar a segunda dose. “A vacina não surte efeito com dose única e é por isso que as jovem que tomaram a primeira devem procurar um posto de saúde para dar continuidade”, disse.

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é polivalente e protege contra o câncer do cólo do útero. O HPV é o terceiro tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil. Os sintomas só aparecem quando ela já está em estágio avançado.

Os postos de saúde serão abastecidos durante a próxima semana, a depender da demanda. As unidades da Zona Rural de Petrolina funcionam de 7h às 14h. Na Zona Urbana, os postos ficam abertos à população de 8h às 17h.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco para saber se ocorreu problema na distribuição das novas doses e foi informado que “houve um problema com o veículo que faz a entrega dos insumos, mas que a situação já foi resolvida. As vacinas foram enviadas para a sede da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, na quinta-feira (26) e a previsão é que a entrega aos municípios seja feita já nessa sexta-feira (27).

Estratégias

Segundo a coordenadora do PNI, a Secretaria de Saúde de Petrolina está procurando as escolas para fazer uma busca ativa das meninas que possuem idade de 9 a 12 anos para agilizar a vacinação e conseguir atingir a meta mais rápido.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.