Cantareira opera estável com 19,9% da capacidade

1O nível do Sistema Cantareira permaneceu estável hoje (14), pelo quarto dia seguido, mesmo sem a incidência de chuvas em sua cabeceira. A pluviometria está em 11,2 milímetros, o que representa 12,5% da média histórica esperada para todo o mês de abril. Desde sábado (11), o índice está em 19,9%, segundo cálculo feito com base no volume útil, água que fica acima das comportas com captação por gravidade.

Levando em conta o uso da primeira cota do volume morto – água que fica abaixo das comportas e é retirada por meio de bombeamento –, o nível está em 15,4%. Os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) indicam que o volume disponível para o abastecimento na região metropolitana de São Paulo é 195,6 bilhões de litros.

Antes da crise hídrica, iniciada há um ano após um verão sem chuvas, entre 2013 e 2014, o Cantareira abastecia em torno de 9 milhões de pessoas, número que caiu, gradativamente, para 5,6 milhões. Além de reduzir as retiradas pela migração do atendimento para outros sistemas, a Sabesp tem recorrido à estratégia de concessão de bônus para quem economiza e aplicação de multa para gastos elevados.

Ontem (13), o governo paulista anunciou novo remanejamento, que deve diminuir o uso da água do Cantareira. Pelo menos 250 mil pessoas abastecidas pela Represa de Guarapiranga passarão a ser atendidas pelo Sistema Rio Grande. O volume que deixa de ser retirado do Guarapiranga deverá ser transferido para abastecer alguns bairros que dependem do Cantareira.

Entre eles estão o Ipiranga, na zona sul; Pinheiros, na zona oeste, e uma parte da cidade de Osasco, a oeste da Grande São Paulo. A demanda dessas localidades ficará a cargo tanto do Guarapiranga quanto do Cantareira.

Embora tenha apresentado ligeira queda no nível, de 0,2 ponto percentual entre ontem (13) e hoje (14) , o Sistema Rio Grande foi o que atingiu a melhor recuperação hídrica, operando com 96,3% da capacidade. Criado em 1958 , este sistema atendia, até 2013, as cidades de São Bernardo, Diadema e uma pequena parte de Santo André.

No ano passado, mais bairros de Santos André passaram a ser atendidos e, agora, o consumo está sendo ampliado para a zona sul da cidade de São Paulo, incluindo os bairros Balneário São Francisco, Cidade Júlia, Eldorado, Jardim Apurá, Jardim Guacuri, Jardim Rubilene, Jardim Selma e Pedreira.

Na medição da Sabesp, divulgada hoje (14), constam que dos seis mananciais administrados por essa empresa na região metropolitana de São Paulo, dois permaneceram com o armazenamento estável  – o Cantareira com 19,9%, e o Alto Cotia, que opera com 64,6% de sua capacidade. Os demais tiveram queda: Alto Tietê (de 22% para 21,8%), Guarapiranga (de 83,6% para 83,5%), Rio Grande (de 96,5% para 96,3%) e Rio Claro (de 45,5% para 45,3%).

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.