Cartão de crédito com juros de até 700% ao ano

1O consumidor deve ficar atento às taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras no cartão de crédito. Os encargos para quem opta pelo sistema rotativo ultrapassam os 700% ao ano, conforme dados do Banco Central. Os clientes que não quitam os débitos com os bancos na data prevista em contrato correm o risco de ver a dívida aumentar exponencialmente, com grandes chances de passar a engrossar as estatísticas de calote do país.

Entre as 45 instituições financeiras que compõem o levantamento da autoridade monetária, o Banco Cetelem aplica os maiores juros do crédito rotativo dos cartões para pessoa física: 718,68%. A reportagem procurou o Cetelem, que não foi achado para comentar por que os encargos são tão altos. O Banco CSF, do Carrefour, é o segundo da lista e cobra dos consumidores 695,97% ao ano para quem não paga a fatura em dia. A instituição informou que não comenta o assunto.O Itaú Unibanco é o terceiro da lista, com juros do rotativo de 625,61%. O banco ainda é responsável por, pelo menos, outras quatro instituições — Luizacred, Hipercard, Itaú CBD e Itaucard — que fazem parte do levantamento do Banco Central, mas não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

O HSBC, sexto entre os que mais cobram encargos dos consumidores (565,42% ao ano), afirmou que os juros dependem das características de cada produto, sendo que a taxa mínima é de 4,9% ao mês e a máxima, de 15,99% ao mês. O Bradesco, proprietária de pelo menos duas empresas listadas no levantamento do Banco Central, afirmou que procura sempre oferecer taxas competitivas em relação ao mercado. O banco ainda ressaltou em nota que a utilização do crédito rotativo é indicada para uso em situações emergenciais e os clientes têm à disposição outras opções de crédito, com taxas mais em conta.

O Santander informou que para a avaliação de custos de cartões é importante considerar os diferentes tipos de produtos, os benefícios totais oferecidos e as necessidades do cliente. O banco cobra, ao ano, 423,84% de taxa de juros de crédito rotativo de cartão, mas comentou que disponibiliza alternativas com juros inferiores.

Abusos
Para o educador financeiro Alvaro Modernell, os consumidores devem evitar o crédito rotativo dos cartões porque as taxas de juros cobradas são abusivas. Ele explicou que o cliente que recorre a essa modalidade de crédito verá a dívida crescer exponencialmente em pouco tempo. “Quem está endividado tem um problema gravíssimo, mas quem usa o rotativo acumula um prejuízo muito maior. O cidadão deve cancelar a conta ou o cartão quando o banco cobra taxas de juros de crédito rotativo abusivas”, comentou.

Na avaliação da educadora financeira da DSOP Teresinha Rocha, o crédito rotativo do cartão é o vilão da inadimplência e potencializa as dívidas dos brasileiros. Conforme ela, isso ocorre porque os consumidores tiveram acesso a crédito antes da educação financeira. Teresinha explicou que muitos brasileiros incorporam o cartão ao salário e perdem o controle do orçamento. “As pessoas têm se planejar e não devem recorrer ao rotativo”, disse.

Veja os campeões de juros
Confira quais as taxas anuais no cartão de crédito rotativo de instituições financeiras

Instituições        Juros ao ano
Cetelem             718,68%
CSF                    695,97%
Itaú Unibanco      625,61%
Banco Fibra          597,52%
Omni                  570,97%
HSBC Finance       565,42%
Luizacred             550,48%
Hipercard             528,45%
Bradescard           448,83%
Santander            423,84%
Banco do Brasil     221,11%
Caixa                    90,24%

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.