Católicos do Recife homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

1O Recife não tem um santuário nacional como a Basílica de Nossa SenhoraAparecida, em São Paulo. Mas não faltarão rezas e missas para a padroeira do Brasil na capital pernambucana. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Ipsep, bairro da Zona Sul da cidade, organiza a festa em homenagem à santa há 57 anos. Segunda-feira, no feriado de 12 de outubro, o ritual se repete com procissões e café da manhã comunitário.

Exclusivamente religiosa, a programação começa às 5h, quando as cinco capelas ligadas à paróquia saem em procissão até a Igreja Matriz do bairro, na Praça Aleixo de Oliveira. A caminhada termina com queima de fogos de artifício e logo depois é servido o café comunitário. Padre João Carlos Magalhães Silva, o administrador paroquial, conduz a primeira missa do dia, às 7h.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, fará a celebração eucarística das 10h, e o arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido, encerra a festividade com a última missa da segunda-feira (12), às 16h. A grande procissão, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sairá da igreja às 18h e vai percorrer quatro quilômetros de ruas num intervalo de quase duas horas.

De acordo com o coordenador-geral da festa, Antônio Alexandre da Silva, o roteiro é o mesmo de 2014. A romaria parte da Rua Aristides Lobo e segue pelas Ruas Jerônimo Heráclito, Pintor Antônio Albuquerque, Itanagé e Potengi. Passa pela Avenida Jean Émile Favre (até a Rua Hélio Brandão) e retorna para o templo católico.

“Assim que a imagem da santa entrar na igreja, haverá uma queima de fogos de 1.080 tiros”, diz Antônio Alexandre. Dom Fernando Saburido faz a bênção final e frei Damião Silva encerra a Festa da Padroeira com apresentação cultural no palco ao lado da igreja.

Em 2015, por falta de recursos, as barracas para o comércio de lanche não foram cobertas por toldo. “Com a crise que se instalou no País, as ajudas diminuíram. Enviamos 76 ofícios pedindo contribuições para a festa e só conseguimos quatro patrocinadores e o apoio de cinco empresas.”

No domingo (11) pela manhã, estão programadas missa às 8h e uma festa para as crianças (comemorado no mesmo dia das santa, 12 de outubro) às 10h. Haverá outra missa às 19h30 e apresentação de frei Rosivaldo Torres e Banda, às 21h.

Devotos de Nossa Senhora Aparecida, Maria de Fátima e Aécio Flávio Ferraz moraram no Ipsep, são vizinhos da paróquia e participam do evento todos os anos, desde 1965. “Nos casamos nessa igreja, o prédio era menorzinho na época, e comemoramos bodas de prata aqui também”, diz Fátima, professora aposentada. “Quando eu era jovem, lavava e pintava a igreja com meus primos, nos preparativos da festa”, conta Aécio, comerciário aposentado. “Acompanhamos a procissão todos os anos, a família Ferraz é muito católica”, destacam.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida está em obras há nove anos. “Começamos a reforma, a igreja foi ampliada, mas faltam acabamentos. A campanha para arrecadar verba e concluir o serviço continua”, diz Antônio Alexandre da Silva. O templo já tem novas luminárias e no ano passado uma réplica certificada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda de São Paulo, foi instalada no interior do prédio.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.