Cerca de 50 mil vão escolher novo reitor

1Marcada para a próxima quarta-feira a eleição à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será realizada em todos os centros acadêmicos da instituição de ensino, incluindo os campi de Caruaru, no Agreste do Estado, e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. A expectativa é que a competição tenha a participação de aproximadamente 50 mil eleitores, entre alunos, professores e técnicos-administrativos. O eleito assumirá a função a partir de outubro, com mandato de quatro anos.

Um dos candidatos é o atual reitor, Anísio Brasileiro. Caso seja reeleito, ele pretende seguir por mais quatro anos atuando com a mesma intenção de fornecer avanços e melhorias para a universidade. “O sentimento é de dever cumprido. Melhorar a qualidade de formação dos nossos estudantes continuará sendo uma missão importante para os próximos quatro anos. Formar bem, desenvolver pesquisas em áreas estratégicas para o conhecimento e obter compromisso social por meio dos projetos de extensão estão entre as metas”, enfatizou.

Quem também está concorrendo a uma vaga é o professor Edilson Fernandes de Souza, que leciona disciplinas no campus Recife. Ele acredita que o atual modelo de gestão precisa ser reconstruído. “Costumo dizer que implementaria outro padrão de administração. O de hoje é completamente burocratizado, arcaico, centralizador e verticalizado. Temos todas as condições de trabalho para dar uma repaginada na universidade”, pontuou. Entre as propostas do educador está a diminuição no preço do Restaurante Universitário, mais conhecido como RU. Atualmente, os alunos têm que desembolsar R$ 3 para ter direito à alimentação. “Como temos estudantes bolsistas e que não têm recursos, a proposta é colocar o bandejão a R$ 1”, antecipou.

Para o professor e ex-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões, que também está na disputa, apesar de ter crescido a oferta de recursos, os problemas que a unidade tem enfrentado configuram um quadro institucional preocupante. “Em muitos aspectos a universidade passa por estagnação. Cresceu a oferta de recursos e, paradoxal mente, temos assistido n UFPE a degradação do am biente urbano no campus da cidade universitária, a eternização de graves problemas de infraestrutura e a burocratização excessiva de processos acadêmicos”, aponto Simões, acrescentando que pretende, caso seja eleito ampliar as oportunidades de intercâmbio e de participação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão no ensino da graduação.

Candidatos debatem propostas

Os candidatos à reitoria vêm participando de uma série de debates para apresentar as suas propostas. Eles também podem fazer propaganda até o dia que antecede a votação, distribuindo materiais de publicidade impressos, como panfletos, adesivos e camisetas, além de utilizar faixas e cartazes. A propaganda também está autorizada na internet, seja em sites próprios ou nas redes sociais. Na próxima segunda-feira, as propostas de cada candidato serão apresentadas em um debate na TV Universitária, às 20h.

Representando a ala feminina na disputa, a professora Maria José Matos Luna diz que é preciso reescrever a história da universidade. “Pretendo criar condições para que estudantes, professores e técnicos administrativos sejam protagonistas da UFPE, além de otimizar e ampliar os recursos financeiros para atender às necessidades dos diversos centros em busca da excelência de suas atividades fins”, detalhou.

O professor e diretor do Centro de Educação da UFPE, Daniel Rodrigues, enfatizou que sua candidatura é permeada numa história de lutas e afirmou que cobrará mais transparência e lealdade na administração dos recursos. “Minha chapa defende uma universidade efetivamente publica e democrática. Para enfrentar os problemas existentes não basta ser apenas um bom reitor. Os projetos devem ser balizados com o conhecimento da realidade brasileira hoje”, avaliou. 

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.