Chuva forte impede retomada das buscas por mineiros desaparecidos no mar

1As buscas pelos cinco mineiros desaparecidos após um naufrágio em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ainda não têm previsão de retomada por conta das condições climáticas da região nesta segunda-feira. O acidente com pescadores de Arantina, no Sul de Minas, aconteceu na noite de sábado. Oito pessoas conseguiram escapar.
“(As buscas) ainda não foram retomadas, há chuva muito forte em Angra. Uma equipe de mergulhadores do Rio de Janeiro está aguardando a segunda ordem para avançar para o local. A chuva é muito forte”, diz o sargento Leonardo Miranda, do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis. Os mergulhadores fazem parte de uma equipe de 15 militares da capital fluminense que chegaram ao local nesta segunda-feira. Outros três bombeiros de Angra participam das buscas. As buscas já haviam sido suspensas na manhã de domingo por causa do mau tempo. Enquanto o mar estiver agitado, não há possibilidade de iniciar os trabalhos.

A traineira com 11 mineiros, que participavam de uma competição de pesca, naufragou perto da Ilha Grande. Entre os resgatados estão seis integrantes do grupo de amigos e dois tripulantes da embarcação. O grupo saiu do continente por volta das 15h30 de sábado. Eram quatro embarcações com moradores de Arantina e de Bom Jardim, cidade vizinha de Arantina. Entre os passageiros da traineira Minas Gerais, que naufragou, estava o advogado Erlei Eros Misael, de 42 anos, contou como tudo aconteceu. “Eram quase 20h quando os pescadores recolheram as linhas. O mar estava com uma correnteza muito grande. O barco fez uma pequena curva para a direita e adernou de uma vez. Revirou as coisas e a água entrou”, recordou o sobrevivente. A traineira estava perto de um local chamado Pontal dos Meros, em Ilha Grande.
Foi tudo muito rápido. Enquanto alguns pegavam coletes, outros saltaram no mar. “Saí sem colete mesmo porque eu queria sair de perto do barco, com medo dele afundar e me puxar. Abracei uma caixa de isopor e depois sumiu todo mundo”, lembra Erlei, que ainda foi surpreendido por uma rajada de vento que levou o pedaço de isopor. “Aí o banco do barco apareceu na minha frente. Me apoiei e fui nadando em direção à ilha”. Foram cerca de 40 minutos de agonia até que ele avistou as primeiras pedras da Laje dos Meros, em Ilha Grande.
O advogado conseguiu ajudar outros três colegas a chegar ao local. “Tínhamos uma boia luminosa. Utilizamos para fazer sinalização. Logo barcos menores vieram da ilha de Provetá e nos prestaram socorro. Nós quatro fomos resgatados ali e outros quatro no mar”, disse.

Segundo ele, os desaparecidos são o vice-prefeito de Arantina, José Geraldo da Silva, Wellington Sandro da Costa, de 44, Fernando Carlos, de 44, José Francisco de Assis Silva, 48, e Atail Almeida, de 53. “Quando a Marinha pegou nossos nomes e já não haveria mais o que fazer, ficamos de pés e mãos atados. Nossos familiares estavam ansiosos por notícias. Então viemos embora, deixando duas pessoas que faziam parte da excursão para companhar as buscas.”

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.