Com habeas corpus preventivo negado, Dirceu está nas mãos da Lava-Jato

download (2)O desembargador substituto do Tribunal Regional da 4ª Região Nivaldo Brunoni negou, na tarde de sexta-feira, o habeas corpus preventivo em favor do ex-ministro José Dirceu que havia sido impetrado na quinta-feira para tentar evitar uma possível prisão do petista na Operação Lava-Jato. No despacho, o magistrado salientou que “o mero receio da defesa não comporta a intervenção judicial preventiva”.

De acordo com Brunoni, o fato de Dirceu ser investigado e apontado no depoimento do lobista Milton Pascowitch como beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras não resultará necessariamente na prisão processual. “Até mesmo em face do registro histórico, as prisões determinadas no âmbito da Operação Lava-Jato estão guarnecidas por outros elementos comprobatórios do que foi afirmado por terceiros”, avaliou o desembargador substituto.

O magistrado salientou, em seu voto, que o segredo de Justiça decretado no habeas corpus teve por objetivo evitar que ocorressem problemas no sistema eletrônico, tendo em vista o excessivo acesso ocorrido em outro procedimento semelhante impetrado na semana passada em favor do ex-presidente Lula. No caso, a medida foi tomada por um consultor, à revelia da maior estrela petista.

Em sua decisão, Brunoni alegou que “as considerações da defesa assumem natureza eminentemente teórica, sendo inviável antecipar eventuais fundamentos invocados pelo juiz Sérgio Moro para a decretação da segregação cautelar, se isto de fato ocorre”. O magistrado concluindo afirmando que não cabe a ele antecipar-se ao juiz federal, decidindo, em tese se a situação de Dirceu comporta ou não a custódia preventiva.

Inquérito
O nome do ex-ministro petista apareceu na Operação Lava-Jato após delação premiada do lobista Milton Pascowitch. De acordo com dados da Receita Federal, mais de um terço do faturamento da consultoria do ex-ministro vêm de empresas envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. Por meio de consultorias, o petista recebeu R$ 10,1 milhões de oito empreiteiras. A JD Consultoria é alvo de inquérito porque as empresas são acusadas de lavar dinheiro desviado da Petrobras por meio de serviços fictícios. A Jamp Engenheiros Associados, de Milton Pascowitch, um dos operadores da empreiteira Engevix, repassou R$ 1,45 milhão à consultoria do petista.

Na petição encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a defesa de Dirceu apresenta uma tabela com diversas prisões da Lava-Jato, geralmente após alguma delação, para argumentar que ele poderia ser preso a qualquer momento sem nenhum amparo legal. “Diversas pessoas têm tido suas liberdades privadas logo após realização de delações premiadas por outros corréus, e, sobretudo, após o indevido vazamento para a imprensa, sob a escusa de clamor social, não obstante a opinião pública se confunda, na verdade, com opinião publicada ou mesmo opinião delatada”, afirmaram os advogados.

Prisões são exceção, diz Moro

Brasília – O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato, afirmou ontem que as prisões realizadas durante a operação são todas “fundamentadas na legislação brasileira e foram decretadas como exceção”. Moro participou, em São Paulo, de uma palestra em um congresso sobre jornalismo investigativo. O magistrado aproveitou a ocasião para afirmar que não existe divulgação seletiva dos dados relacionados à operação e informações dos processos em curso e criticou a “demonização” de sua imagem. “Não sou nenhuma besta-fera”, disse, quando questionado sobre a pressão de setores insatisfeitos pela maneira como conduz o processo.

Moro defendeu que as decisões e depoimentos da Lava-Jato devem ser divulgados. “Em crimes contra a administração pública, há exigência de que tenham a mais ampla publicidade possível. A divulgação de informações segue as regras do processo. Não há seletividade, quando não é mais necessário o sigilo, o conteúdo é tornado público”, pontuou. O magistrado foi questionado por conta das prisões de executivos e ex-funcionários do alto escalão da Petrobras.

Os advogados de defesa têm criticado a atuação do juiz, por entender que a medida é desnecessária, uma vez que os clientes não teriam demonstrado intenção de deixar o país ou prejudicar as investigações. Com relação às prisões na Lava-Jato, o magistrado disse que apoia a proposta apresentada no Senado, que prevê a detenção como regra, e não exceção, após o réu ser julgado na segunda instância. “Acho que seria algo fundamental ao nosso sistema penal”. (Jorge Macedo)

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.