Comissão começa a apreciar medidas para ajudar estados

1Após reunião dos governadores com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a comissão Especial de Assuntos Federativos acelera os trabalhos para assegurar a aprovação de projetos que possam melhorar o caixa dos Estados. Na próxima terça, o colegiado terá a primeira reunião dos seus 17 membros para traçar um cronograma de atuação. Relator do projeto, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) adiantou que pretende mapear projetos que possam ser aprovados antes mesmo do recesso do Legislativo, no dia 7 de junho. Segundo ele, a situação de aperto dos entes federativos é urgente e precisa de respostas rápidas.

A prioridade é visar medidas que desburocratizem e descentralizem ações para o avanço do Pacto Federativo. “É uma tarefa que deveremos cumprir com sentido de urgência. A crise fiscal do País é muito mais dura e se expressa de forma mais contundente na realidade dos Estados e municípios. Vamos analisar quais as medidas urgentes a serem entregues em curto prazo e as de médio prazo que necessitam de um debate maior. A ideia é entregar até junho o que pode ser aprovado e deixar as demais para serem apreciadas até o fim do ano”, relatou Fernando Bezerra Coelho.

O presidente da comissão Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu que os ajustes necessários para resgatar o crescimento da economia brasileira passam pelo fortalecimento dos Estados e municípios. “Devemos ter mais de 200 projetos que vão ao encontro do que os governadores pediram. A tarefa é ver o que está em sintonia com esses pleitos, o que encaixa com o pacto e o que cabe o Senado encaminhar”, adiantou.

Alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional já foram detectados pelos senadores e terão prioridade na apreciação do colegiado. É o caso do indexador da dívida dos Estados e municípios, o Código do Usuário do Serviço Público, convalidação de incentivos fiscais e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que proíbe a União de delegar serviços a estados e municípios sem lhes garantir as verbas necessárias à execução.

Vice-presidente da comissão, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) avaliou que é preciso fazer uma perspectiva realista sobre o assunto. “O objetivo da comissão é buscar alternativas e propostas viáveis. Se fala muito sobre o pacto federativo, mas é preciso buscar soluções que possam sair do papel”, afirmou Tebet.

A partir da próxima semana, o Senado ampliará o debate sobre o Pacto Federativo. Com o início das atividades da Marcha dos Prefeitos em Brasília, a partir de segunda-feira, o senador Renan Calheiros reunirá os gestores municipais para coletar mais propostas para o tema federativo. O colegiado também iniciará uma agenda de encontro com representantes de Estados, municípios e Governo Federal. O objetivo é construir uma pauta equilibrada para acelerar a tramitação dos projetos. Paralelamente, os senadores José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) sistematizam as propostas dos governadores para alimentar o processo.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.