Copiloto era ‘psicologicamente instável’, diz vizinha

1“Ele era altamente inteligente, fanático por aviões e psicologicamente instável”, afirmou uma vizinha de Andreas Lubitz, copiloto que provocou intencionalmente a colisão do Airbus 320 da Germanwings contra uma montanha dos Alpes franceses, matando a si mesmo e mais 149 pessoas. Lubitz, de 28 anos, começou a pilotar aviões esportivos quando tinha apenas 14 anos de idade, foi selecionado para a exigente escola de pilotos da Lufthansa quando tinha 21 e, cinco anos mais tarde, começou a pilotar o A320 como “primeiro-oficial”.

— Ele era não só inteligente, como também tinha muito talento para pilotar aviões grandes. A seleção da escola da Lufthansa é uma das mais difíceis do mundo — afirmou Jörg Handwerg, da Associação de Pilotos Cockpit.

Para o CEO da Lufthansa (matriz da Germanwings), Carsten Spohr, a tragédia dos Alpes foi o pior acontecimento nos 60 anos da empresa alemã. Segundo ele, por duas vezes Lubitz foi examinado por especialistas que avaliam também as características psicológicas do candidato a piloto. A primeira foi quando ele fez o exame de admissão. A segunda, depois de uma pausa de cerca de nove meses, há seis anos, quando Lubitz interrompeu os estudos por motivo de saúde.

O atestado médico que o jovem estudante da escola de pilotos apresentou para justificar a sua ausência não revelava porém o diagnóstico.

— Mas isso é normal, por causa da lei do sigilo. Nem eu teria tido acesso à informação sobre o problema de saúde que ele teve — lembrou Spohr.

Aconselhado pelos pais, que têm um alto padrão de vida econômico — o pai trabalha como engenheiro para uma grande empresa suíça — Lubitz fez um tratamento psiquiátrico contra uma crise de depressão

Simpático e introvertido

Segundo a vizinha, Lubitz contou na época à sua filha, uma ex-colega de escola, que tinha interrompido os estudos para fazer um tratamento contra depressão.

— A minha filha não para de chorar desde que soube que Andreas provocou a tragédia — diz a vizinha, que não quer que seu nome seja revelado em atenção aos pais de Andreas, que estão também desesperados com o que aconteceu.

Peter Rücker conheceu Andreas Lubitz no Clube de Aviação LSC de Westerwald.

— Ele era calmo e muito simpático — lembra.

Lubitz vivia para o seu sonho de pilotar aviões. Era tímido e introvertido. Quando não pilotava ou se comunicava com os “amigos” via Facebook, participava de maratonas de corrida.

Ainda nesta quinta-feira, o LSC divulgou em seu site um texto sobre o jovem membro, vítima da queda do Airbus 320, que “morreu pelo seu sonho de voar”. Logo após tomar conhecimento da responsabilidade de Lubitz pela queda do avião, o clube retirou o anúncio.

Os 12.500 habitantes de Montabaur, onde Lubitz vivia junto com os pais, como toda a Alemanha, veem a tragédia como um enigma.

— Como foi possível um jovem filho de pais ricos, satisfeito em poder realizar o seu sonho de pilotar um Airbus, fazer o que ele fez? — indagou o prefeito Edmund Schaaf, admitindo que não encontrava resposta.

Em Haltern am See, a cidade que perdeu uma classe inteira de adolescentes de 15 a 16 anos de idade, que voltava de uma viagem de intercâmbio escolar a Barcelona, o esclarecimento das causas do desastre trouxe ainda mais perplexidade. O pastor protestante Ingo Janzen, que procura dar conforto espiritual aos mais de 1.200 alunos do Ginásio Joseph König, traumatizados com a perda dos colegas, disse que a notícia do papel do copiloto no desastre provocou ainda mais consternação entre as crianças e adolescentes.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.