Corrupção na Petrobras fora da pauta de Dilma

1O governo brasileiro se esforçou ontem para evitar que o agravamento da crise política contamine a agenda positiva da presidente Dilma Rousseff nos EUA, onde chegou sábado para encontros com empresários e investidores e reunião com o presidente americano, Barack Obama. Em Nova York, primeira etapa da viagem, Dilma desistiu de falar com jornalistas, e ministros esquivaram-se de responder sobre as revelações feitas por Ricardo Pessoa, dono da UTC. O Palácio do Planalto contou ainda com o silêncio de executivos de multinacionais brasileiras, que não citaram o escândalo em reunião de duas horas e meia com Dilma.

— Não se tocou neste assunto — afirmou o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro. — Essa é uma questão que está posta num outro contexto. No nosso encontro, discutimos a maior inserção do Brasil nos EUA e sobretudo como o governo e o setor privado podem atuar exatamente no desenvolvimento e no incremento dessa relação.

Ao longo do dia, assessores da presidente deram a entender que ela gostaria de fazer uma declaração sobre as denúncias, e chegaram a montar o púlpito oficial no Hotel St. Regis, onde está hospedada. Porém, pouco após as 18h (horário local), a Presidência informou que Dilma, após reunir-se por mais de meia hora com assessores, decidira ficar recolhida.

Em outra indicação de que evita exposição, a presidente desistiu da programação que faria domingo. Havia possibilidade, segundo fontes da comitiva, de Dilma visitar o Museu de Arte Moderna (MoMA) ou outro museu, e ver um espetáculo no Lincoln Center. A presidente, porém, apenas saiu para uma caminhada, à tarde.

O único compromisso oficial de Dilma foi com 25 empresários, pela manhã, para discutir como ampliar os investimentos das companhias nacionais nos EUA e a parceria comercial entre os dois países. Um dos presentes era Carlos Fadigas, presidente da Braskem, multinacional petroquímica que é uma sociedade entre Odebrecht e Petrobras, ambas envolvidas nas investigações da Operação Lava-Jato.

Compareceram ainda André Gerdau Johannpeter, da Gerdau; Wesley Batista, da JBS; Frederico Curado, da Embraer; Carlos Pastoriza, da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); Marcos Antonio Molina, da Marfrig; e Gladis Orsi, da Stefanini, entre outros.

Dilma e comitiva seguem para Washington hoje à tarde, após a presidente encerrar seminário sobre o plano de concessões de infraestrutura. Ela e Obama terão encontro hoje que não estava previsto na agenda. Os dois deverão depositar flores no monumento ao líder do movimento americano pelos direitos civis, Martin Luther King, antes de jantar na Casa Branca.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.