CPI quer concurso público para reduzir risco de fraude em julgamento

imagesA CPI que investiga fraudes em julgamento de recursos fiscais apresentará uma proposta para alterar o funcionamento do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), alvo da Operação Zelotes da Polícia Federal.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), presidente da CPI do Carf, defendeu nesta terça-feira (30) a realização de concurso público para escolha das pessoas que irão reavaliar os recursos contra multas aplicadas pela Receita Federal, trabalho feito pelo órgão.

Hoje, essas pessoas são indicadas pelo Ministério da Fazenda e por representantes da sociedade, meio a meio. Com o concurso, essa igualdade de forças, conhecida como paridade, irá acabar, uma vez que os participantes deixarão de representar uma ou outra parte.

O senador afirmou que as mudança serão apresentadas por meio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) elaborada pela CPI.

Recentemente, o governo alterou o regimento do Carf para reduzir o número de conselheiros, proibir que advogados trabalhem no órgão e remunerar os participantes, que antes trabalhavam de graça. Mas não mexeu na paridade.

“Já estamos com uma PEC para fechar a porta do galinheiro. Acaba com a paridade. Cria-se o concurso público”, afirmou o senador, que também propôs acabar com o julgamento em duas instâncias.

DELATORA

Na reunião desta terça (30), os senadores ouviram a portas fechadas a delatora Gegliane Maria Bessa, que também prestou depoimento à Polícia Federal sobre o caso.

Segundo Ataídes, ela era funcionária de um escritório que tinha entre os sócios Alexandre Paes dos Santos e José Ricardo da Silva, também investigados no caso, no qual trabalhou por 12 anos. “Era realmente um escritório de negócios ilícitos. Ela deixou isso claro”, afirmou o senador.

A relatora da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (Pc do B-AM), afirmou que Gegliane falou de forma muito seletiva e disse acreditar que a funcionária tem muito mais a dizer. Ela também se mostrou otimista com o trabalho da comissão, que tem sido marcado pelo baixo quórum de senadores em suas sessões.

“Já temos documentos fartos que mostram que há sim negociação de julgamento de sentenças”, afirmou. “Precisamos detalhar esse modus operandi.”

Na reunião, também foram ouvidos outros dois investigados, que obtiveram liminares para permanecerem calados, mas deram algumas declarações públicas durante a sessão.

A advogada Adriana Oliveira e Ribeiro afirmou não ter o que ocultar em relação ao caso. O ex-conselheiro Jorge Victor Rodrigues disse ser absolutamente inocente em relação às acusações feitas a ele e disse não ter participado de nenhum julgamento sob investigação.

O Carf é a última instância administrativa para se recorrer a uma multa aplicada pela Receita Federal. Desde o fim de março, o órgão é alvo da Operação Zelotes, conduzido pela Polícia Federal, Receita, Corregedoria do Ministério da Fazenda e Ministério Público, que investigam um esquema de venda de sentenças, para reduzir ou anular multas.

Fonte: Folhapress

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.