Crise chega às concessionárias de automóveis

1Na rasteira da queda da produção de veículos – que deve recuar 23,2% até dezembro em todo o Brasil, segundo a previsão da Associação das Fabricantes de Veículos (Anfavea) – o segmento de revendas e concessionárias também sofre um grande baque. Entre janeiro e setembro, 776 concessionárias fecharam as portas no país, o que significa quase 10% das empresas deste mercado.

O dado foi divulgado pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). Em Pernambuco as principais empresas do varejo preveem quedas entre 15% e 20%. Também afirmam que a crise está adiando planos de expansão.

Gleydson Zarzar, diretor da Autonunes, revenda da marca Chrevrolet, diz que está com 12% de redução nas vendas, apesar de manter boa inserção no mercado. “Somos o líder no varejo, mas também estamos sentindo a crise. Nossos principais investimentos hoje, estão parados, esperando a demanda”, relata. Como estratégia, Zarzar afirma que o foco é no atendimento ao cliente. “Se o cliente quiser, pegamos ele até em casa. Temos planos de 36 meses com 0% de juros. Além disso, também estamos investindo em feirões com grandes descontos.”

Roberto Figueiredo, diretor do Grupo Via Sul, reforça que cada marca terá um saldo diferente, mas todas as populares estão sendo atingidas. “Aqui, tivemos uma queda de 20% nos carros da Fiat, mas abrimos uma Jeep e, neste segmento, a crise não tem feito tanta diferença.” Ele acrescenta que foram vendidos 5,6 mil Renegades (fabricados em Goiana) em todo Brasil em setembro. “Para um carro que custa mais de R$ 70 mil, esse desempenho é muito bom.”

Apesar disso, no lado da Via Sul, Figueiredo admite que teve que adiar os planos de abertura de duas novas lojas no estado, que já estavam “engatilhadas” no planejamento estratégico da empresa. “É um momento de incerteza, em que temos que frear os investimentos”. Para quem quer comprar, porém, o diretor da Via Sul afirma que é uma hora oportuna. “Os preços e financiamentos estão propícios e, em breve, haverá o repasse da alta do dólar, que ainda não atingiu o segmento, mas até o fim do ano deveremos sentir esse reajuste”, adianta.

Ainda segundo a Fenabrave, 403 revendas foram inauguradas nos nove primeiros meses de 2015, o que reduz o peso das falências, mas não alivia o segmento. A federação informou também que os fechamentos deixaram um saldo negativo de 17 mil vagas de trabalho. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior, destacou ontem o momento difícil do setor por conta do desaquecimento da economia. Segundo ele, o segmento voltou ao patamar de dez anos trás em relação ao volume de vendas, só que com uma estrutura muito maior.

Fonte: DP

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.