Crise será resolvida no ano que vem e não chegará a 2017, diz Padilha em evento

1O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou na manhã desta quarta-feira (25), que o cenário de crise atravessado pelo Brasil não chegará em 2017, e que, “seguramente”, se chegará a uma solução ainda no ano que vem.

“Tenho a mais absoluta confiança no nosso País em termos de amanhã. Os países em desenvolvimento não têm crises por tempo muito longo, tem crises com mais frequência e por tempo muito menor”, disse Padilha, durante evento sobre infraestrutura de transporte promovido pelo jornal Folha de S.Paulo na capital paulista. “Sinceramente, não estou preocupado com aquilo que possa ser esse momento de crise, porque sei que vamos sair dele e bem”.

O ministro ainda afirmou que o Brasil possui um “encontro marcado” com um futuro grandioso. “Depende de nós, e não só de quem circunstancialmente faça governo. Quem está hoje fazendo governo tem, claro, mais responsabilidade porque se dispõe a tanto, mas essa responsabilidade tem que ser, a cada momento, assimilada por cada cidadão. Quando chegar o dia em que todos os cidadãos sentirem-se responsáveis pelo Estado, teremos parte do nosso problema resolvido”, avaliou.

Infraero

Padilha afirmou que o governo deverá reduzir a participação da Infraero nos quatro aeroportos que serão concedidos dentro do âmbito da segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL2) – Florianópolis, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre – ficando numa faixa entre 15% e 0%. Nos aeroportos concedidos durante a primeira fase do PIL – Brasília, Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ) e Confins (MG) -, a participação da Infraero foi fixada em 49%.

“Vamos reduzir a participação da Infraero entre 15% e 0%. Minha posição pessoal é 0%. Mas é um colegiado que vai decidir, e, por último, a presidenta (Dilma Rousseff) irá arbitrar, se for o caso”, disse Padilha.

Segundo o ministro, o governo tem manifestado a vontade de manter a participação da Infraero nos aeroportos em 15%, uma vez que essa fatia garantiria um assento representativo no conselho desses aeroportos. “É uma discussão interna no governo, tem prós e contras de se ter uma participação maior”.

Padilha ainda afirmou que o governo teve “absoluto sucesso” no programa de concessões aeroportuárias e está confiante no sucesso dos próximos leilões no setor. “Nós temos no Brasil um dos cinco maiores mercados de aviação civil do mundo. Nós tivemos um crescimento médio nos últimos 11 anos de mais de 10% ao ano”, disse. “Temos uma projeção para os próximos 20 anos de um crescimento mínimo de 7% ao ano, o que significa dizer que é uma atividade que está fadada a ter interessados sob os mais diversos ângulos de observação”.

O ministro também ressaltou que as empresas que atualmente são titulares de concessões podem participar nas novas concessões aeroportuárias, destacando, no entanto, que existem algumas limitações geográficas para preservar a concorrência. “Quem opera no Nordeste, por exemplo, não pode participar em Salvador e Fortaleza, mas pode participar em Porto Alegre e Florianópolis”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.