Cultura econômica milenar precisa trilhar novos caminhos para sobreviver

1Inicia  a partir deste domingo (29) uma série de reportagens sobre a economia da cana-de-açúcar e os seus desafios para o futuro. Principal vedete da economia pernambucana desde o Brasil Colônia, a atividade econômica secular encolheu a partir dos anos 1990. Uma série de fatores geográficos, climáticos e econômicos puxaram para baixo a produção de cana-de-açúcar, em especial no Nordeste.

A crise dos produtores de açúcar e de álcool é um fenômeno nacional, mas rebate mais forte nas terras nordestinas, mais acidentadas e castigadas pela seca. Em Pernambuco, o parque industrial, no auge com 40 usinas, foi reduzido para 16 unidades ativas na atual safra 2014/2015. Nos tempos áureos, a atividade produtiva já chegou a empregar mais de 350 mil canavieiros no campo. Hoje são cerca de 80 mil empregos formais.

Com a mudança na estrutura produtiva, os canaviais abrem espaço às novas indústrias estruturadoras na Zona da Mata. Para onde caminha o setor, cuja participação é de 8% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado? Quais os desafios dos produtores de cana, açúcar e álcool para se inserir no novo ciclo econômico?

No primeiro dia da reportagem, mostramos como a crise do setor sucroalcooleiro é deflagrada em cadeia. Atinge em cascata os  vários atores:  plantadores de cana, fornecedores e os produtores de açúcar e de álcool (usineiros). Começa com os agricultores familiares, chega aos engenhos e deságua nas usinas.

O emblemático fechamento da usina Catende, na Zona da Mata Sul, desencadeou a crise na Zona da Mata Sul, a mais prejudicada.  Em janeiro de 2012, a usina fechou. Deixou um rastro de desemprego e desolação nos municípios vizinhos:  mais de 2.500 trabalhadores desempregados em seis municípios da Região.

Além da reportagem na edição impressa, confira a partir da próxima quarta-feira, o vídeo-documentário “A reinvenção da cana”. Um passeio pela zona canavieira vai mostrar as dificuldades do setor e a importância da cultura da cana para a construção sócioeconômica de Pernambuco. Leia a matéria completa na edição impressa ou na versão online para assinantes.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.