Cunha será investigado na Lava-Jato por origem de requerimento

1Procuradores da Operação Lava-Jato incluirão nas investigações sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o documento com a indicação de que dois requerimentos de informação sobre empresas vinculadas ao executivo Júlio Camargo foram emitidos num dos computadores do gabinete do deputado, em 2011. Em um dos depoimentos da delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse que os dois requerimentos eram parte de uma manobra de Cunha para pressionar o executivo a pagar propina para o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano.

Esse dinheiro seria para políticos do PMDB, entre eles Cunha, que negou participação no caso e envolvimento com desvios investigados na Lava-Jato.

Ao ser perguntado a respeito das novas informações sobre a origem dos requerimentos, um dos investigadores comentou:

— Aquilo é um indício bastante razoável.

Para esse investigador, o registro dos arquivos na Câmara reforçam o que havia declarado Youssef em delação premiada. O documento a ser incluído na investigação é a cópia de uma página do site da Câmara que indica a origem de requerimentos de informação e outros textos produzidos em equipamentos na instituição.

Os dois requerimentos têm como autora a ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), hoje prefeita de Rio Bonito, como revelou O GLOBO. Porém, na parte reservada à indicação da origem do documento consta a inscrição “dep. Eduardo Cunha”.

A pedido de um procurador, um dos técnicos do Ministério Público Federal copiou o registro a partir da página da Câmara na internet.

As informações devem ser usadas para reconstituir parte da estrutura de corrupção descrita por Youssef. Num dos depoimentos da delação premiada, em outubro de 2014, Youssef disse que Júlio Camargo, representante da Toyo e da Mitsui, outra empresa com contratos com a Petrobras, pagou propina para políticos do PMDB, entre eles Cunha.

Só assim foi possível acertar um contrato de afretamento de navios entre a empresa coreana Samsung e a Petrobras. “Que para viabilizar a assinatura do contrato com a Samsung, foi demandado que Júlio Camargo repassasse para o PMDB percentual que o declarante não sabe precisar, mas que se destinava a pagamento de vantagem indevida a integrantes do partido PMDB, notadamente o deputado federal Eduardo Cunha”, disse Youssef.

BAIANO E YOUSSEF

Os pagamentos eram feitos, segundo as investigações, em transações intermediadas por Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema. Youssef contou que ajudou a desembolsar R$ 6 milhões para Baiano, inclusive com remessas ao exterior.

Chamada para depor sobre o assunto na Polícia Federal (PF), Solange Almeida não soube dizer por que apresentou os requerimentos de informações que teriam, como objetivo, causar embaraços a Júlio Camargo. “Que não se lembra de onde extraiu a motivação para formular o requerimento relativo à Petrobras” disse a deputada, segundo relato da PF.

Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.