Custo da Refinaria Abreu e Lima ultrapassará os US$ 20 bilhões

1A Refinaria Abreu e Lima (Rnest), uma das obras citadas nas investigações da Operação Lava-Jato, deverá custar, ao menos, US$ 20 bilhões aos cofres públicos. A informação foi divulgada pelo deputado federal Kaio Maniçoba (PHS/PE), 3º vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de superfaturamento em obras da Petrobras. Nesta segunda-feira, Kaio e outros três integrantes da CPI (Fernando Monteiro, Altineu Cortês e Delegado Waldir) estiveram nas dependências da refinaria para colher informações que possam embasar o relatório final sobre o caso.

O custo inicial previsto da Rnest era de US$ 2,4 bilhões, mas seu custo atual já gira em torno dos US$ 18,5 bilhões. “Pelas informações que nós tivemos aqui, a refinaria deverá custar, no mínimo, mais US$ 3 bilhões. Esse é um relatório que eles gentilmente nos passaram, mas a parte técnica da CPI virá aqui para olhar isso. Então, acredito que com menos de US$ 20 bilhões a gente não tem essa refinaria pronta”, assegurou.

Como consequência dos sucessivos problemas, as obras que deveriam estar concluídas desde 2011 ainda não foram entregues totalmente e não têm previsão disso. Atualmente, cerca de 80% do projeto está pronto, parte dele da operação do primeiro trem de refino da refinaria, cuja produção começou em dezembro de 2014.

Porém, desde o início do ano, os trabalhos para conclusão da obra estão paralisados, reflexo direto da Operação Lava-Jato, responsável por investigar a relação entre ex-diretores da estatal, doleiros, parlamentares e empreiteiros – alguns deles presos na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

Apesar de já terem a informação do andamento das obras, os deputados puderam constatar de perto a situação. “Só o trem um funciona hoje, produzindo cerca de 70 mil barris por dia. O trem dois está na fase de construção. Era um coisa que a gente sabia, mas não tinha noção de como estava. No trem um há coisas faltando também, como licença ambiental e por isso ele não pode funcionar na sua capacidade máxima que é de 90 mil barris por dia”, ponderou Maniçoba.

O parlamentar agregou que a situação do trem dois é a mais preocupante no que diz respeito à capacidade operacional da Rnest. “O trem dois que é o setor primordial na construção e no ganho da refinaria , pois com ele será possível produzir o dobro de petróleo. É uma parte, na minha concepção, que traz o maior prejuízo hoje. Não existe nem empresa para tocar as obras dela”, encerrou.

Já o deputado Fernando Monteiro agregou que os parlamentares deverão realizar outras visitas para colher novas informações, inclusive em Pernambuco. “Apresentamos um requerimento para irmos às empresas que vão fornecer as sondas, incluindo o Estaleiro Atlântico Sul. Há parte do grupo da CPI em Londres, um outro irá a Washington e um terceiro irá na Premium 1 e 2 (nos estados do Maranhão e do Ceará)”, explicou o parlamentar.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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