De Pernambuco para o mundo. Único museu dedicado aos mamulengos é mais visitado por estrangeiros

1Localizado numa das principais ruas do Sítio Histórico de Olinda, o único museu do mundo dedicado aos mamulengos é mais visitado por estrangeiros do que por pernambucanos. Uma rápida consulta ao livro preto de visitas do Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá mostra a ausência da população local no centro cultural que completou 20 anos no último mês de dezembro.

A constatação já foi feita pelo diretor do museu, Fernando Augusto Gonçalves. Segundo ele, apenas 20% dos dois mil visitantes nos meses de maior movimento, como janeiro e fevereiro, são do estado. “Estamos iniciando um processo de readequações para nos aproximarmos mais da comunidade e atrair mais pernambucanos”, ressaltou.

O Museu do Mamulengo será explorado pela terceira reportagem da série Tesouros urbanos, que o Diario publica até o próximo dia 12, em homenagem aos aniversários do Recife e de Olinda.

Os personagens

A Quitéria e o Simão são os dois personagens mais conhecidos do teatro de mamulengo. Além deles, o Cabo, o Coronel, o Cangaceiro, o Padre, o Diabo e as almas penadas estão presentes na representação teatral com bonecos de madeira.

Improviso e cordéis

O mamulengo é um teatro popular que surgiu em Pernambuco com bonecos de vara ou de luva e técnicas de manipulação rápida. Os espetáculos, de improviso, com repentes e cordéis, estão representados na obra, uma das principais peças do museu.

As três formas 

Os bonecos do mamulengo assumem três formas: humanas, animais e fantásticas. Este último grupo tem uma sala exclusiva no museu. O papa-figo, o vampiro, a morte, o
diabo e outras figuras ocupam a sala vermelha, a preferida das crianças.

Sagrado e profano

Peças de cunho religioso também estão presentes no museu. Os bonecos de mamulengo surgiram em representações do presépio natalino. A Igreja Católica chegou a utilizar o teatro para difundir o espírito religioso. Com o tempo, porém, o mamulengo perdeu o caráter religioso de suas representações.

Mestre Salu 

Uma sala do museu é dedicada exclusivamente à obra do Mestre Salustiano, o Mestre Salu. O artesão nascido em Aliança, Mata Norte de Pernambuco, foi um dos grandes responsáveis pela preservação do mamulengo e outros folguedos populares nordestinos.

Cangaceiros

No mezanino do museu, uma sala é dedicada exclusivamente aos bonecos relacionados ao cangaço. Policiais, donos de engenho, cangaceiros, Lampião e Maria Bonita são figuras recorrentes no mamulengo e fazem parte do acervo do espaço cultural.

Saiba mais

– O manulengo é uma manifestação típica do teatro de bonecos popular nordestino, representado por figuras em situações do cotidiano

– O espetáculo de mamulengo começa quase sempre com uma dança e a participação de uma “orquestra”

– Sem conteúdo político explícito, o espetáculo faz uma crônica regional sobre os valores humanos, relações de trabalho e tradições folclóricas

– O boneco do mamulengo – de papel, madeira e tecido – é uma escultura animada. Ele “fala”, “dança”, “briga” e, geralmente, “morre” na apresentação

– O mamulengueiro é o artista que produz os bonecos e interpreta o cotidiano nos espetáculos

– Atualmente, existem cerca de 60 mamulengueiros em atividade no país, sendo a maioria nordestino

Fonte: Museu do Mamulengo
– Espaço Tiridá

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.