Desemprego na zona do euro cai um décimo em dezembro, a 11,4%

poO desemprego na zona do euro caiu em dezembro um décimo, a 11,4%, o menor nível baixo desde agosto de 2012, indicou nesta sexta-feira a agência europeia de estatísticas Eurostat.

Segundo estes números, o Eurostat estima que 18,129 milhões de pessoas estavam desempregadas em dezembro na zona do euro, composta por 18 países, 157.000 a menos que em novembro e 693.000 a menos que um ano atrás.

No conjunto da União Europeia (UE), de 28 países, o desemprego também caiu um décimo em relação a novembro, a 9,9%, e em relação a dezembro de 2013 caiu sete décimos. Isso significa que há 24,056 milhões de pessoas desempregadas, 228.000 a menos que em novembro e 1,71 milhão a menos que em dezembro de 2013.

O desemprego na Alemanha, país que registrou a menor taxa da UE, caiu um décimo para se situar em 4,8%. O mesmo ocorreu na Espanha, onde se situou em 23,7%, embora este país registre o maior índice de desemprego da UE, superado apenas pela Grécia. Segundo os últimos dados disponíveis sobre o país, o desemprego foi de 25,8% em outubro, dois décimos a menos que em setembro.

A França segue sem registrar mudanças em sua taxa de desemprego, que se situa em 10,3%, um décimo a mais que em dezembro de 2013.

Entre os menores de 25 anos, na Espanha segue sendo registrada uma tendência em baixa, mas a taxa é a mais elevada da UE. Em dezembro 51,4% dos menores de 25 anos estava sem emprego, quatro décimos a menos que em novembro e uma clara tendência à baixa em relação a dezembro de 2013, quando registrou 54,6% de desempregados.

Segundo as estimativas do Eurostat, 824.000 jovens não tinham emprego em dezembro na Espanha.

Ela é seguida pela Grécia, com 50,6% (em outubro), e pela Itália, com 42%.

Em seu conjunto a zona do euro registrou que 23% dos jovens não tinham emprego em dezembro, ou seja, 3,289 milhões, e na UE eram 21,4%, 4,96 milhões.

Já os preços caíram 0,6% em janeiro na zona do euro, afetados pela queda das tarifas energéticas, segundo uma primeira estimativa da Eurostat, que alerta para o risco de deflação.

Em dezembro a zona do euro havia registrado uma evolução de preços negativa, de -0,2%, pela primeira vez desde outubro de 2009. O cenário se repete, e se acentua, pelo segundo mês consecutivo.

Este número é o menor da história da moeda única. Os preços já alcançaram este nível de contração em julho de 2009.

A deflação, um fenômeno de baixa prolongada e generalizada dos preços e salários que desestimula o consumo e a atividade, constitui um problema para a zona do euro, que busca desesperadamente retomar o crescimento econômico.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.