Dilma diz que ajustes vão ampliar projeto vitorioso nas urnas

1A presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta terça-feira (27) que os ajustes que estão sendo feitos são necessários para consolidar um projeto vitorioso nas urnas. Segundo a petista, a gestão será ao mesmo tempo de continuidade e de mudanças. Ela defendeu que a tarefa é continuar o projeto de desenvolvimento criado a partir de 2003. “Nós precisamos garantir a solidez dos nossos indicadores econômicos”, afirmou Dilma, em sua primeira reunião de trabalho com sua nova equipe ministerial, na Granja do Torto.

A presidente disse que o País passa por dois choques. Um externo advindo da crise de economias importantes no mundo, da redução do preço de commodities e da apreciação do dólar frente ao real. No plano interno, disse, ocorre um choque no preço dos alimentos.

Dilma afirmou que a seca pela qual atravessa o País também teve impacto nos preços de energia e no fornecimento de água para a região Sudeste. Mas destacou que o Brasil fez o seu papel diante desses choques, ao conseguir preservar o emprego e a renda do trabalhador.

Segundo a petista, o governo absorveu a maior parte das mudanças dos cenários nas contas fiscais. Ela disse que foi reduzido o resultado primário para proteger a economia brasileira. “Estamos diante da necessidade de reequilíbrio fiscal”, destacou, ao frisar que tais medidas vão assegurar a queda da inflação e da taxa de juros no médio prazo.

Orçamento
Dilma avaliou que a razão de ser da direção responsável e consistente da política econômica é sustentar o desenvolvimento com políticas que melhorem o bem estar da população. Ela citou que a inflação se manteve dentro dos limites do regime de metas durante o seu primeiro mandato, alegando que o governo não descuidou do seu controle.

“O Banco Central está adotando as medidas necessárias para o controle da inflação”, afirmou. “Reduziremos gastos discricionários enquanto o Congresso discute projeto de orçamento para 2015 e reduzimos em um terço o limite orçamentário de todos ministérios no começo do ano”, acrescentou. Aos ministros, Dilma alertou que as restrições orçamentárias exigirão maior eficiência nos gastos. “

A presidente destacou que o governo busca o equilíbrio fiscal também pelo lado das receitas. Ela citou medidas já anunciadas, como o aumento da Cide para combustíveis, do IOF no crédito pessoal e do PIS/Cofins para bens importados. Dilma prometeu ainda medidas para aumentar investimentos e dar competitividade à economia.

“No campo tributário estamos concluindo a proposta de aperfeiçoamento do Super Simples com mecanismos de transição para enfrentar barreiras ao crescimento de micro e pequenas empresas. Preparamos uma reforma de PIS/Cofins para o aproveitamento de créditos pelas empresas. Vamos propor um plano nacional de exportações para incrementar o comércio externo”, afirmou.

Segundo Dilma, o objetivo é aumentar a pauta e destinos das exportações brasileiras. “Se empresas conseguirem competir no resto do mundo, serão competitivas também no Brasil”, avaliou. Para ela, isso depende também da simplificação e desburocratização do dia a dia das empresas e dos cidadãos. “Vamos fazer um programa de simplificação das ações de governo, da relação das pessoas e empresas com o Estado, e do Estado consigo mesmo. Teremos menos gastos de recursos em tarefas secundárias”, explicou.

A presidente também relatou que o governo já iniciou a definição da nova carteira de investimentos em infraestrutura.

Dilma ainda afirmou que tomou recentemente medidas estruturais para manter a saúde das contas públicas e da economia. Justificou que são medidas de caráter corretivo, que se mostram necessárias em qualquer circunstância. Logo em seguida, citou que o governo vai adequar seguro desemprego e o auxílio por morte, por adequação às novas condições do País. Argumentou que o valor real do salário mínimo cresceu nos últimos anos, assim como aumentou a expectativa de vida. “Trata-se de aperfeiçoamento de políticas sociais”, disse a presidente, ao justificar as mudanças

“Nós sempre aperfeiçoamos nossas medidas, a Bolsa Família é um exemplo”, defendeu a presidente. Segundo Dilma, no ano passado, um total de 1,29 milhão de famílias deixou o programa por não mais enquadrar nos critérios para recebimento do benefício. O aperto na concessão do seguro desemprego e de outros benefícios sociais, conforme anunciado pelo novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez o segundo mandato da presidente Dilma ser alvo de críticas, movidas principalmente por centrais sindicais. “A razão de ser da gestão responsável da política econômica é estimular crescimento”, comentou há pouco Dilma.

Segundo Dilma, a meta de gerar um superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) representa um esforço brutal, mas que ainda pode ser suportado, podendo preservar as políticas sociais como o Bolsa Família, o programa Minha Casa Minha Vida e o Ciência sem Fronteiras.

A apresentação inicial de Dilma na reunião ministerial de hoje foi aberta, inclusive transmitida pela NRB, a rede oficial de televisão. O restante do encontro, no entanto, será fechado. O Planalto quer evitar vazamentos dos assuntos que vão ser conversados a partir de agora. Celulares ficarão de fora da sala. Assessores dos ministros não estarão presentes.

Fonte: AE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.