Dilma diz que Brasil foi atingido por El Niño e catástrofe do Rio Doce

1O Brasil é atingido simultaneamente pelo aquecimento global, o fenômeno climático El Niño, e por um dos maiores desastres ambientais de sua história, após a ruptura de uma barragem de rejeitos de minério em Minas Gerais, declarou nesta segunda-feira (30) a presidente Dilma Rousseff.

A presidente brasileira, em seu discurso na sessão de abertura da Conferência do Clima de Paris (COP21), reafirmou os objetivos do Brasil de reduzir até 2030 em 43% as emissões de gases do efeito estufa em comparação com os níveis de 2005.

Uma “meta muito ambiciosa”, que demonstra o compromisso do gigante sul-americano na tentativa de limitar o aquecimento global a um máximo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

Dilma Rousseff também reiterou a promessa de reduzir a zero o desmatamento ilegal na Amazônia, apesar de extração ilegal de madeira ter aumentado 16% em 2014, segundo dados oficiais. Em seu discurso aos 150 líderes que participam da sessão de abertura da Conferência, Dilma destacou a difícil situação em seu país.

“Temos enfrentado chuvas, inundações. O fenômeno El Niño nos atingiu duramente” e a “ação irresponsável de uma empresa causou o maior desastre ambiental da história do Brasil na bacia hidrográfica do Rio Doce”, ressaltou.

A presidente estava se referindo à ruptura em 5 de novembro de um reservatório de resíduos de minério perto da histórica cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, que desencadeou um tsunami de lama que soterrou a cidade de Bento Rodrigues, com um saldo de 13 mortos e dezenas de desaparecidos.

A torrente de lama e resíduos de mineração percorreu mais de 650 km a partir do leito do rio, cruzando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, antes de desaguar no Oceano Atlântico, o que também está causando danos ambientais graves.

Em sua passagem, tem matado milhares de animais, devastado áreas de floresta protegidas, além de ter deixado 280.000 pessoas sem água.

“Estamos reagindo ao desastre com medidas de redução de danos, de apoio às populações afetadas (…) e punindo severamente os responsáveis ??por esta tragédia”, afirmou Dilma.

O Brasil anunciou na sexta-feira que abrirá um processo contra a empresa mineradora Samarco e suas proprietárias Vale e BHP Billiton, cobrando 5,2 bilhões de dólares para compensar as vítimas do desastre.

Pedra angular

A “pedra angular” de um acordo contra a mudança climática reside no “princípio das responsabilidades comuns porém diferenciadas”, a fim de que os países industrializados assumam a parte que lhes corresponde no aquecimento global, afirmou Dilma Rousseff.

“O Brasil quer um acordo justo, universal e ambicioso, que seja juridicamente vinculante”, acrescentou.

A questão da força jurídica de um eventual acordo é uma das que devem ser resolvidas na Conferência de Paris. Os países europeus são favoráveis, mas Estados Unidos e China se mostram mais reticentes, sobretudo no que se refere à mensuração da aplicação dos compromissos.

“A mudança climática por causa das atividades humanas é um dos maiores desafios globais contemporâneos, mas para superá-lo, a comunidade internacional deve demostrar sentido de urgência, união e coragem”, ressaltou a presidente.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.