Eucalipto gera novo negócio na Usina Caeté

124932cfc781e4759887b19b681dfdecEm Alagoas, a Usina Cachoeira começou a plantar eucalipto em 2013 e atualmente já tem 4,5 mil hectares cultivados com a nova cultura. A empresa planeja atingir 13,5 mil hectares em 2021. O plantio ocorreu nas áreas de declive. Inicialmente, a madeira seria destinada a produção de energia. No entanto, a iniciativa fez o grupo Carlos Lyra entrar em um outro negócio: a Caetex, uma parceria entre a empresa Duratex, que produz louças, metais e painéis de madeira com a Usina Caeté, do conglomerado de usinas de origem alagoana. “A Duratex pretende construir uma planta de móveis de madeira em Alagoas e a nossa previsão é fazer a primeira venda em 2019”, explica o diretor do Grupo Carlos Lyra, Aryl Pontes Lyra.

A Caetex produzirá madeira suficiente para abastecer a fábrica com 350 mil metros cúbicos de madeira, segundo informações divulgadas no ano passado pelo presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira. O plantio e a condução da exploração agrícola é feita de forma conjunta pelas empresas e caso a fábrica não seja implantada em Alagoas, a Caetex poderá vender a madeira para gerar energia ou exportá-la.

Participam da iniciativa duas usinas do Grupo Carlos Lyra, a Usina Caeté, na cidade de São Miguel dos Campos, e a Cachoeira, localizada próxima à Maceió, capital de Alagoas. “A rentabilidade da Cachoeira diminuía a cada ano. As áreas de encosta apresentavam uma baixa rentabilidade, elevando os custos como um todo. Um estudo feito pela própria empresa indicou que era necessário abandonar as áreas de declives, porque amanhã ou depois não poderia competir com as regiões onde a colheita da cana-de-açúcar é mecanizada. Foi aí que surgiu a ideia da substituição pelo eucalipto”, conta.

Até hoje, não há uma máquina apropriada para fazer a colheita da cana-de-açúcar em área de declive porque poucos são os lugares do mundo em que isso ocorre. Um deles, é o Nordeste. Na Zona da Mata de Pernambuco, um grupo de usinas já fez várias experiências, mas ainda não conseguiu mecanizar totalmente a colheita na área de declive.

“O eucalipto pode ser colhido em área mecanizada mesmo nas áreas de encosta. Iniciamos o plantio pensando em destinar a madeira para fazer energia”, afirma o diretor. A mudança ocorreu depois da parceria firmada com a Duratex em 2013. E acrescenta: “o eucalipto pode ser uma reserva técnica de energia muito mais barata do que o diesel, caso seja necessário”. Ele estava se referindo ao fato de que atualmente o País está consumindo mais energia gerada pelo diesel que sai muito mais caro do que a energia gerada pela biomassa (bagaço ou madeira).

Fonte: Editoria de economia

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.