Fila do desemprego aumenta no Recife

1Em pelo menos cinco municípios do Estado aumentaram em quase 10% as filas de pessoas nas agências do trabalho em busca de emprego ou para dar entrada no seguro-desemprego. Segundo a Secretaria de Trabalho e Qualificação (Sempetq), as unidades instaladas no Recife, Palmares, Bezerros e Arcoverde já registraram uma maior procura de pessoas em fevereiro. O aumento das filas é o resultado prático dos dados do mercado de trabalho que foram divulgados nos últimos dias e que mostram uma deterioração no nível de empregabilidade do brasileiro e também do pernambucano. Com o ajuste fiscal necessário para recolocar a economia nos eixos, a tendência são filas maiores.

A rebordosa do emprego põe fim ao último argumento que sustentou o discurso do governo Dilma para manter o País afastado da bem-sucedida experiência internacional do tripé macroeconômico, que prega um regime claro de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal. O nível de empregabilidade do Brasil, que por um momento pareceu estar no pleno emprego, sustentou a política do governo conhecida como “a nova matriz”. Com ela, o governo forçou a queda de juros e o controle do câmbio e, sem controle de gastos, deu incentivos fiscais temporários para a indústria e crédito subsidiado via BNDES. Como resumiu o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, em sua rápida passagem pelo Recife na semana passada, “a conta dos desacertos chegou”.

Segundo afirmou no debate de Geraldo Freire na Rádio Jornal, Dilma surfou nas baixas taxas de desemprego, apesar de o fenômeno ter sido uma combinação de processo estatístico com política social, mas não econômica. “Com a desaceleração do crescimento demográfico no País, o baixo desemprego se deveu à estabilização da força de trabalho. O jovem ficou mais tempo na escola e demorou mais para procurar emprego porque sua família manteve um nível de renda melhor, por conta de programas sociais e (da valorização) do salário mínimo”, disse. Ou seja, com menos gente procurando emprego, as vagas disponíveis vinham sendo suficientes para comportar a demanda.

O problema dessa situação, alerta o economista Jorge Jatobá, da Consultoria Ceplan, é que a renda do trabalhador começa a diminuir porque a atividade passou a desacelerar. Com isso, o salário dessa pessoa passa a ficar insuficiente para manter seus familiares. A tendência é que mais gente passe a procurar emprego, forçando para cima os percentuais de desemprego. A busca efetiva pela vaga num certo período de tempo, sem obter êxito, é um dos critérios adotados pelas pesquisas para classificar alguém como desempregado. “Não tenho dúvidas de que as taxas de desemprego vão subir. Além desse segundo governo (Dilma) herdar uma economia desestruturada na parte fiscal, as medidas de ajuste de Joaquim Levy (ministro da Fazenda), no curto prazo, são inflacionárias e recessivas. Se derem certo, no entanto, colocam a economia nos trilhos.”

Enquanto a expectativa de futuro é desanimadora, os números atuais já assustam. Na semana passada, o IBGE divulgou sua Pesquisa Mensal do Emprego (PME), que mostra um aumento no nível de desemprego, o pior desde 2011, inclusive na Região Metropolitana do Recife. Aqui, esse indicador passou de 6,4% em 2014 para 7% este ano. No Brasil, o desemprego também aumentou, assim como a renda caiu em 1,4%, sendo a primeira vez desde 2011 que isso acontece.

Outro dado preocupante foi divulgado há duas semanas pelo Ministério do Trabalho. Segundo os números consolidados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), foram fechadas 24.700 vagas de emprego em Pernambuco. Parte dessa conta, no entanto, é sazonal, mas isso não ameniza o tamanho do corte efetivado pelas empresas instaladas no Estado. “Se olharmos a tendência ao longo de quatro anos, o saldo (de vagas fechadas) aumenta. A tendência é de desaceleração”, diz Jatobá.

Outro indicativo disso está no comércio. Nacionalmente, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostra que o volume de vendas vem desacelerando. Desde agosto a variação só diminui. Passou de crescimento (acumulado em 12 meses) de 3,7% em agosto de 2014 para 1,8% em janeiro deste ano. No comércio de carros, esse índice vem negativo desde então e fechou janeiro com uma venda 10,8% menor no acumulado de 12 meses. Com material de construção, a queda é de 0,6%.

Menos vendas, mais desemprego. Que o diga a auxiliar de cozinha Ralisse Cavalcanti. Ela foi demitida de um restaurante há dois meses. “O movimento caiu e as coisas estão mais caras. O patrão não conseguiu segurar e teve que demitir. Eu e mais cinco colegas fomos demitidos”, disse Ralisse. A inflação, aliás, é apontada pelo IBGE como um dos principais fatores para a redução da renda do trabalhador em fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.