França oferece cooperar com Brasil para reduzir risco nas Olimpíadas e Paralímpíadas de 2016 no Rio

1O governo francês ofereceu neste domingo (22) à presidente Dilma Rousseff os serviços de inteligência e informação do país europeu para reduzir os riscos de eventuais episódios de terrorismo nas Olimpíadas e Paralímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Em audiência com a petista, no Palácio da Alvorada, o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, lembrou que as grandes facções terroristas, como a Al Qaeda e o Estado Islâmico, estão organizadas em nações do mundo inteiro e que os ataques em Paris, que deixaram 130 mortos no dia 13, poderia ter acontecido em outros países.

Segundo ele, a França está à disposição do governo brasileiro para compartilhar com o Brasil as medidas de segurança tomadas diante dos atentados em Paris e abrirá seus serviços de inteligência para troca de informações com o governo federal sobre a movimentação de terroristas com o objetivo de “mitigar os riscos ao máximo”.

“A resposta (aos ataques terroristas) deve ser dada em nível internacional. É evidente que, para o Brasil, é importante também a questão de segurança, e a França está à disposição”, disse. “Nós temos de nos preocupar com essa questão da segurança de forma séria e estou convencido de que o necessário será feito”, disse.

Em resposta, o ministro de Relações Exteriores da França, Mauro Vieira, lamentou os ataques terroristas em Paris e disse que a troca de experiências entre os dois países para os jogos esportivos é “muito bem-vinda”, uma vez que a França já realizou Copa do Mundo e Olimpíadas de Inverno.

Na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que os órgãos de inteligência brasileiro estão atentos para organizações terroristas e para os chamados “lobos solitários”, pessoas que agem individualmente inspirados em grupos radicais, mas sem necessariamente estar a serviço deles.

Em entrevista à imprensa, após almoço no Palácio do Itamaraty, o ministro francês defendeu ainda que a luta contra o Estado Islâmico seja “implacável” e pregou que, para isso, é necessário haver um esforço mundial para a aumentar a participação efetiva na coalizão internacional na Síria liderada pelos Estados Unidos.

“É necessário que as ações de segurança sejam adotadas de maneira dura e que trabalhemos para uma melhor solução política”, disse o chanceler, que ressaltou que o governo francês discutirá nesta semana sobre a coalizão com países como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

Em meio à possibilidade de o Reino Unido se juntar ainda em dezembro à ofensiva aérea na Síria, o ministro francês realizou um aceno positivo em relação à eventual cooperação e lembrou que os “amigos britânicos estão totalmente solidários e se voluntariando na luta contra o terrorismo”.

O premiê David Cameron deve propor a participação da Força Aérea Real nos bombardeios contra o Estado Islâmico no território sírio ao Parlamento do Reio Unido na próxima quinta-feira (26). Nesta segunda-feira (23), Cameron discutirá em Paris as estratégias de combate ao Estado Islâmico com o presidente francês, François Hollande.

COP 21

O chanceler ressaltou ainda que o governo francês reforçará a segurança na Conferência das Mudanças Climáticas, a COP21, que será realizada a partir do final deste mês em Paris. Segundo ele, além da proibição de manifestações populares durante o encontro internacional, a França reforçará os efetivos de segurança tanto civis como militares para garantir a segurança de chefes de estados de 140 países, entre eles o Brasil.

“A partir do momento que decidimos manter a COP21, nós temos de assegurá-la”, disse. “Todas as delegações que pretendem ir a Paris estarão em um local protegido. Não estamos autorizando manifestações, que poderiam ocorrer. Tudo o que está dentro das salas está assegurado 100%, porque temos como controlar. A parte externa, no entanto, não temos como garantir integralmente a segurança”, acrescentou.

O chanceler elogiou os esforços do Brasil para evitar mudanças climáticas e estipular metas internacionais de emissão de gás carbônico. Segundo ele, o país é um “ator histórico” e tem “papel importante” para que se chegue a um consenso na reunião internacional.

Ele elogiou o que chamou de “ambiciosa” e “exemplar” a proposta apresentada pelo Brasil na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) de redução de gases estufa. “É necessário que tenha sucesso em Paris. Como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, mencionou, não existe Plano B, porque não existe Planeta B. Se não agirmos de forma rápida e eficaz, vamos ultrapassar o limite de gás carbônico e não há como correr atrás. Nem tudo será resolvido, precisaremos de mais conferências sobre isso, mas a França está em um momento de mudanças”, disse.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.