Governo de Pernambuco reduz ICMS de aéreas

1Foi publicada ontem no Diário Oficial de Pernambuco a redução da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) sobre querosene de aviação, que passará de 25% para 12%. Em contrapartida, as companhias beneficiadas terão que aumentar a oferta de voos nacionais ou internacionais e o merchandising para promover o destino Pernambuco. O incentivo fiscal já é praticado em outros Estados, como Bahia (alíquota de 17%) e Ceará (12%).

A redução tributária contribuiu para a atração do voo direto da TAM entre Recife e Buenos Aires, que começou a operar em janeiro. Nos próximos dias, segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, o governador Paulo Câmara deve anunciar novas parcerias com a TAM e a Azul. Ele ressalta que “num cenário de crise, uma iniciativa como essa mostra uma ação agressiva para o Estado incrementar o setor turístico, já que a medida irá movimentar a economia local num momento de oportunidade de estímulo ao turismo interno”, relembrando a atual elevada intenção dos brasileiro de viajar pelo País.

O secretário destaca ainda que as parcerias com a Azul são “uma oportunidade de ter voos dentro do Estado, dentro da política de interiorização do desenvolvimento”. Segundo ele, não gerou frutos a ideia de levar voo da Azul a Caruaru, operação que foi conversada entre a companhia e o então governador João Lyra Neto. “Mas está no nosso radar conseguir no futuro mais voos para o interior”, afirma, ressaltando o Sertão como grande potencial. Parcerias, porém, dependem do investimento federal na aviação regional.

Com base na Lei nº 15.509/2015, para receber o incentivo, a empresa precisa atender a pelo menos uma de duas condições. Operar pelo menos um voo semanal internacional sem escalas partindo do Recife ou criar mais três voos semanais do Recife em direção a outro município do Estado. Além de aumentar em 15 o número de voos de outros Estados com destino ao Recife. Nos dois casos, é preciso incrementar o uso do querosene de aviação em 40% ou 35%, respectivamente, o que também beneficiará o Estado.

Para as companhias, a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene permite a desoneração do serviço. O gasto com querosene é cerca de 40% dos custos das empresas brasileiras. O Estado sai beneficiado também com o aumento da arrecadação.

HUB

A respeito do HUB da Latam no Nordeste, Carreras comenta que “temos um contato permanente com executivo da TAM e estamos sempre municiando a companhia de informações. Temos feito tudo que eles têm pedido, estamos mostrando que não vamos medir esforços”. “O que está sendo visto agora são questões técnicas e de expansão da área, pois o investimento é grande. A companhia só terá retorno num médio e longo prazo”, detalha. A disputa envolve Ceará e Rio Grande do Norte.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.