Governo do Estado garante inauguração do Túnel da Abolição no dia 15 de março

1O Governo de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades, fixou o dia 15 de março como a data para a entrega à população do Túnel da Abolição. Com obras iniciadas em março de 2013, o equipamento viário, localizado no cruzamento entre a rua Real da Torre e a avenida Caxangá, no bairro da Madalena, será concluído mais de um ano após o prazo inicial, marcado para janeiro de 2014.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (27) pelo governador Paulo Câmara, que, após reunião com o secretário André de Paula, no Palácio do Campo das Princesas. A intervenção, que foi paralisada por questões técnicas, será retomada pelo consórcio responsável (Mendes Júnior/Servix) no próximo sábado (31).

“Antes de conversar com o governador Paulo Câmara, estive reunido, na manhã desta terça-feira, com o consórcio que está à frente das obras e acertamos as condições para a sua retomada ainda nesta semana. De posse dessas informações, repassei ao governador que fez questão de garantir a entrega do Túnel da Abolição com a maior celeridade possível. Os recursos estão garantidos, e o Governo de Pernambuco assume esse compromisso”, afirmou o secretário André de Paula.

No último dia 15, seis linhas de ônibus voltaram a passar pelo trecho final da rua Real da Torre, na pista local ao lado do túnel. A via, que tem somente uma faixa de rolamento, permite o acesso à avenida Caxangá, no sentido cidade-subúrbio. Com isso, o fluxo de veículos que estava sobrecarregando a rua José Osório no sentido subúrbio/cidade foi dividido, amenizando a circulação viária da região. A expectativa é que, com a liberação da estrutura, o fluxo de veículos garantamais agilidade para quem segue pela Real da Torre e acabe com os congestionamentos da José Osório.

A fase final das obras do Túnel da Abolição está dividida em duas partes. A primeira é referente ao campo viário, com o término da implantação da estrutura de pavimentação asfáltica. A segunda está relacionada ao processo de impermeabilização do equipamento. Devido à particularidade do solo úmido encontrado na região, a intervenção exige um conjunto de medidas para a drenagem e a qualidade do novo equipamento viário.

O túnel tem como objetivo otimizar o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a implantação do empreendimento, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre sem interrupções na Rua Real da Torre e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá.

Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Rua Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações gira em torno de 4.620 carros por hora. Com a entrega do túnel, a capacidade viária da interseção passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora.

O túnel terá 287 metros de extensão e três faixas para o tráfego misto. A obra é considerada uma das mais importantes entre as que compõem o corredor Leste-Oeste do BRT. O corredor tem início do Derby e segue até Camaragibe. O equipamento terá acesso dos pedestres por meio de escada e elevador.

Custo

Os problemas para a finalização da intervenção de mobilidade, prometida para antes da Copa do Mundo, também tiveram impacto no valor. O Estado não soube informar quanto foi o aumento detalhado, pois alega que a estrutura está integrada ao projeto corredor do BRT, que já passou de R$ 45 milhões para R$ 168,2 milhões. Apenas o túnel tinha um valor previsto inicial de R$16 milhões.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

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