Governo firma parceria para recuperar estradas

1O governador Paulo Câmara assina, nesta quarta-feira (25), com as empresas Cone S/A, M. Dias Branco, Solar Coca-Cola e R.E.D.E. Suape, um protocolo de intenções que sela parceria para recuperar três trechos da BR-101 Sul e um da PE-08, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia será realizada no Palácio do Campo das Princesas, às 11h. As obras de infraestrutura estão orçadas em R$ 12,4 milhões. Os recursos serão aportados pela iniciativa privada e serão abatidos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das companhias.

           

            O benefício é previsto pelo Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Industrial (Proinfra). Os  trechos, quando recuperados, representarão avanço na mobilidade rumo ao Complexo Industrial Portuário de Suape. A expectativa é que o início das obras aconteça já em 2015, com duração prevista de seis meses.

           

            “As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico. Quando fui secretário da Fazenda, tive a oportunidade no Confaz de participar da concepção do Proinfra, instrumento este que irá  possibilitar a melhoria da infraestrutura do nosso Estado”, argumentou o governador Paulo Câmara.

           

             O projeto de recuperação já está pronto e foi encomendado pela Cone S/A à JBR Engenharia, que avaliou as melhorias possíveis na mobilidade da BR-101 Sul e indicou as obras necessárias. O estudo foi doado pela empresa ao Governo do Estado para facilitar e acelerar sua execução.

           

             Hoje, mais de 100 mil pessoas se deslocam por dia de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) para trabalhar em empresas próximas e vinculadas ao Complexo de Suape.

           

             “A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em manter diálogo ativo com as empresas que investem e geram emprego e renda no Estado. Mostra como é frutífera a parceria entre poder público e a iniciativa privada para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade das condições de trabalho em Pernambuco”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

 

 

 

 

 

 

 As intervenções realizadas serão:

Trecho

Melhorias

Avenida Dr. Júlio Maranhão – PE-08 (Final da Estrada da Batalha)

·         Implantação de 2 faixas;

·         Instalação de Passarela para Pedestres;

·         Adequação no Sistema de Drenagem;

·         Recuperação da Pavimentação;

·         Proibição de Estacionamento.

BR-101 Sul em frente à unidade da Coca-Cola

·         Alteração na localização das paradas de ônibus;

·         Reordenamento e fiscalização para impedir estacionamentos em locais proibidos.

BR-101 Sul, sentido Cabo de Santo Agostinho, no retorno em frente ao posto de gasolina Dislub que dá acesso à fábrica da Vitarella

·         Fechamento do retorno;

·         Recuperar o retorno localizado em Comporta (a 2,8 quilômetros de distância);

·         Implementação de túnel interligando BR-101 e BR-101 Antiga.

BR-101 Sul Antiga, Sentidos Recife-Cabo  e Cabo-Recife, na confluência com a rotatória do hospital Dom Hélder Câmara

·         Implementação de drenagem adequada;

·         Recuperação do pavimento.

 

            “Nós apresentamos ao governo os gargalos que impactam na mobilidade e tivemos da equipe uma receptividade inteligente e criativa”, afirma Marcos Roberto Dubeux, CEO da Cone S/A.

           

              Já para o vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, Geraldo Luciano, as obras de infraestrutura contempladas no projeto se revestem da mais alta importância para o adequado desenvolvimento das atividades empresariais nas áreas envolvidas, além do seguro e rápido deslocamento das pessoas que transitam e trabalham no entorno. Segundo ele, “é digno dos maiores aplausos a atitude do Governo de Pernambuco ao viabilizar tão importante investimento para o desenvolvimento econômico e social do Estado”.

            

               Angelo Bellelis, presidente do Conselho da REDE Suape, lembra que a linha de atuação dos empresários é baseada no fator colaborativo. “Dessa forma, buscamos o ganho de ambas as partes (público e privado) para o fortalecimento daquela região. As alterações propostas vão garantir fluidez do trânsito, redução no tempo de deslocamento tanto para o transporte de cargas como para os carros particulares e veículos de transporte de passageiros”.

 

SOBRE A CONE S/A

 

            A Cone é uma companhia voltada para prover soluções integradas de infraestrutura industrial e logística multimodal sob medida para os clientes, atuando próximo a portos, aeroportos e polos de desenvolvimento, gerando oportunidades de negócios e trazendo benefícios socioeconômicos para as regiões onde atua. A companhia foi criada com base em um novo conceito de “Condomínio de Negócios”, que é a combinação dos conceitos de infraestrutura, imobiliário, logística, consultoria e gestão de fundos com a missão de prover a melhor experiência de negócios para seus clientes.

  

            O conceito vai além dos conhecidos condomínios logísticos e  trata-se de uma evolução dos contratos por encomenda “Built to Suit ” para a prestação de um completo conjunto de serviços antes e após inicio da operação dos clientes denominado “Solution to Suit“. O serviço é oferecido para empresas de diversos segmentos que buscam espaços como áreas para armazenagem, galpões industriais, centros de serviços, unidades frigorificadas, pátios, zonas incentivadas para exportação e áreas comerciais. 

 

            ​A primeira iniciativa da companhia foi o Cone Suape, que vem sendo desenvolvido desde 2007 e resulta num investimento de R$ 920 milhões de investimento, até o momento, com mais de 50 clientes em operação. A segunda plataforma da Cone S/A está em implantação na Bahia. O Cone Aratu está sendo desenvolvido na retroárea do Porto de Aratu, em Simões Filho. A empresa nasceu da sociedade da acionista controladora, Conepar, formada pelos acionistas da Moura Dubeux Engenharia, e do Fundo de Infraestrutura (FI-FGTS), gerido pela Caixa Econômica Federal.

 

SOBRE A R.E.D.E. SUAPE

 

            A R.E.D.E. Suape reúne, há aproximadamente um ano, cerca de 70 empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape e no seu entorno. O objetivo é discutir práticas e políticas públicas, ponderando as necessidades e interesses comuns para o pleno desenvolvimento das atividades das empresas, assim como os objetivos do Governo de Pernambuco. Por isso, promove ações de integração entre todos os setores, realiza mapeamentos das áreas, fomenta discussões e trocas de experiências.

 

SOBRE A SOLAR COCA-COLA

 

            A Solar BR é segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola Brasil e uma das 15 maiores do mundo, além de ser a maior com capital nacional. A empresa nasceu da integração de três fabricantes (Norsa, Renosa e Guararapes) e opera, desde julho de 2013, em 12 estados do Brasil – toda a Região Nordeste, além de Mato Grosso e partes de Tocantins e de Goiás. Possui 16 mil funcionários, distribuídos em 13 fábricas e 34 centros de distribuição, com capacidade para produzir mais de três bilhões de litros de bebida/ano para atender a mais de 320 mil pontos de venda.

 

SOBRE A M. DIAS BRANCO

 

            A M. Dias Branco é a maior empresa brasileira de Massas e Biscoitos do Brasil, segundo a Ac Nielsen, sendo, em faturamento, a sexta maior do mundo em Massas e a sétima maior do mundo em Biscoitos, segundo a Euromonitor. Com origem e sede no Nordeste, a Empresa gera, em todo o País, mais de 17 mil empregos diretos, possuindo plantas industriais no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, e mais de 25 filiais comerciais, cobrindo todo o território nacional. Além de Biscoitos e Massas, a Empresa também atua no segmento de margarinas, farinha de trigo, mistura para bolos, bolos, snaks e torradas, tudo produzido em plantas que empregam a mais moderna tecnologia existente no mundo, tendo, inclusive, certificações de qualidade ISO 9.000; 9.001 e 14.000.

 

            No Estado de Pernambuco a M. Dias Branco opera há dezenas de anos, tendo expandido ainda mais sua presença e investimentos no Estado ao adquirir, em 2008, a Vitarella, e em 2011 a centenária Pilar – investindo na forte expansão dessas marcas e na geração de empregos no Estado – estando, ainda, com novo projeto de investimento na construção de um moderno moinho de trigo no Estado.

Fonte: Ascom/Governo do Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.