Gregos comemoram vitória do “não” como expressão da dignidade nacional

download (1)Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas de Atenas na noite deste domingo para comemorar a vitória do “não” no plebiscito sobre a aceitação das medidas de austeridade fiscal exigidas pelos credores internacionais da Grécia. A praça Syntagma, diante do Parlamento, foi se enchendo à medida que saíam os resultados parciais da votação. Às 20h (de Brasília), com 94,49% dos votos apurados, o resultado era 61,3% para o “não” e 38,7% para o “sim”.

Eleitores comuns, tanto jovens como idosos, líderes sindicais, parlamentares que apoiam o governo e até ministros se reuniram na praça para comemorar. “Não, não, não”, gritavam os manifestantes, portando bandeiras da Grécia e faixas com dizeres como “vote ‘não’ por um país livre”.

Varvaram Papadimitriou, 46, mãe de cinco filhos, disse não ter medo do que virá a seguir. “Não pode ficar pior do que já está agora. Independentemente do que acontecer, sinto orgulho e dignidade. Tsipras é o melhor”, acrescentou, referindo-se ao primeiro-ministro Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza, que convocou o plebiscito e fez campanha pelo “não”. A reunião na praça logo virou uma festa, com as pessoas bebendo cerveja e dançando em círculos. Por volta da meia-noite, as pessoas dançavam ao som da música-tema do filme Zorba, O Grego.

Apesar de terem sido obrigadas a fazer filas diante de caixas automáticos ao longo de toda a semana para poder sacar dinheiro e apesar de todas as advertências de dirigentes europeus, de que o “não” poderá levar a Grécia a sair da zona do euro, nas ruas de Atenas as pessoas disseram que a Grécia venceu o jogo, porque “não piscou primeiro” diante dos credores.

“Nosso lugar na zona do euro nunca esteve e nunca estará em risco”, disse Giorgios Dermitzakis, de 53 anos. “Ninguém pode voltar as constas a uma nação. Um acordo melhor é necessário e os outros povos europeus vão exigir isso”, afirmou a professora Maria Athanasaki, 34.

A noticia de que o ex-primeiro-ministro e líder da oposição conservadora Antonis Samaras havia renunciado à presidência do partido Nova Democracia foi saudada com gritos pela multidão. “Queremos outro plebiscito, para botar na cadeia todos os políticos gregos que nos colocaram nessa situação”, disse o músico Zoe Vergaki, 31.

Muitos manifestantes gritaram slogans contra a imprensa, que na última semana havia assumido uma posição clara pelo “sim”. “Chegamos ao plebiscito com todos os jornais e emissoras de televisão contra nós, e com os bancos fechados”, disse o funcionário público Dimitris Antoniades, 50, com uma bandeira grega nas mãos.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.