Guarda compartilhada é realizada por apenas 6% das famílias no Brasil

1O Profissão Repórter entrou em um conjunto habitacional de São Paulo para descobrir quantas crianças são criadas com a guarda compartilhada. Conseguimos conversar com 30 famílias, 25 tem filhos. Em 14 os pais são separados. Dessas 14 famílias, em 11 a mãe cria os filhos sozinha, em duas são as avós que cuidam dos netos e só em uma as crianças ficaram com o pai. No Brasil, 85% das mães têm a guarda das crianças.

Fabiana Vieira cria três filhas de dois relacionamentos. “Tudo é mais a mãe, tudo é comigo, então só eu mesmo”, conta ela. O pai das meninas mora no mesmo conjunto habitacional, diz que se relaciona bem com as filhas, mas nunca pensou e criar as crianças. “Elas são maior da hora comigo, moram aqui também, são da hora comigo. Então não tenho essa intenção de morar com elas”, diz Marcos Paulo de Lima.

A única família do conjunto habitacional em que o pai cria os filhos é de Antonio Roberto de Oliveira. O encarregado operacional criou os quatro filhos e disse que não abriria mão deles.

A juíza que realiza a audiência de guarda, em Várzea Grande (MT), é Jaqueline Cherulli. Foi com base nas ideias dessa juíza que a lei da guarda compartilhada foi alterada. Até dezembro do ano passado, a guarda dos filhos só era dividida entre pai e mãe em casos de separação amigável. “Se surgiu uma lei para falar sobre guarda compartilhada, lógico que a lei veio tratar de casos que não eram amigáveis, onde o casal não se dava, onde não existia harmonia. Porque onde existe entendimento e harmonia o judiciário não é chamado”, explica Jaqueline Cherulli.

Com a mudança na lei, sempre que não houver acordo entre o ex-casal, a guarda será compartilhada e o tempo de convivência dividido de forma equilibrada, a não ser que um dos dois abra mão desse direito. “O foco da lei é o bem estar desses filhos. Pode acabar um relacionamento homem mulher, mas aquela família existe. Pai é sempre pai, mãe é sempre mãe e filho é sempre filho”.

Cláudia e Edson se separaram e hoje dividem a guarda dos filhos, Ana Cláudia e Edson Junior. Toda sexta-feira as crianças mudam de casa. Eles ficam uma semana com a mãe, outra com o pai.

Antes da juíza decidir sobre a guarda compartilhada, as famílias têm a vida investigada por psicólogas e assistentes sociais. Como os processos correm em segredo de Justiça, não podemos revelar a identidade das pessoas.

Acompanhamos a visita é na casa de um pai quer a guarda exclusiva da filha. Quem nos recebe é madrasta. A mãe, que hoje tem a guarda da criança, também recebe uma visita surpresa.

A próxima visita é para apurar uma denúncia. Segunda uma mãe, o filho de sete anos disse que estava sendo obrigado a trabalhar na oficina do pai. A confusão aconteceu porque pai e mãe, que estão com a guarda compartilhada provisória do filho, não se conversam.

Durante quatro anos e meio, o menino foi criado pelo pai. Há seis meses, por determinação da juíza Eulice, o ex-casal tenta fazer a guarda compartilhada dar certo. “A gente tentou pra ver se conseguia, mas a gente não tem comunicação, não tem diálogo, e sendo assim, não tem como ter uma guarda compartilhada”, reclama a mãe do menino.

“Ela saiu de casa quando o menino era pequeno e porque eu descobri que ela mentia para mim que ia trabalhar e se prostituía. Então esse foi o motivo da nossa separação”, diz o pai do garoto.

Ava tem 10 anos e mora em Belo Horizonte. Desde bebê, ela passa três dias da semana com a mãe e quatro com o pai. “Você vai acostumando, vai adquirindo prática nesse sistema de casa de um, casa de outro”, diz ela.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.