Hora de apertar o cinto

PoAumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito, elevação da Selic (taxa básica de juros), inflação alta e persistente, população endividada, mercado de trabalho arrefecido, energia e combustível mais caros. Juntos, esses fatores podem elevar o nível de inadimplência dos consumidores brasileiros neste ano.

Isso porque, toda vez que os impostos são elevados, o consumidor é onerado, já que sua capacidade de pagamento fica menor e o comprometimento da renda com prestações aumenta. Diante da conjuntura econômica deste início de 2015, a orientação é avaliar bem as condições financeiras da família antes de adquirir uma nova dívida.

Desde a quinta-feira passada, o IOF que incide nas operações de crédito para o consumidor passou de 1,5% para 3% ao ano. Além desse valor, o consumidor também precisa arcar com os 0,38% que incidem na abertura das operações de crédito.

Um dia antes, na quarta, pela terceira vez seguida o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, passando agora para 12,25% ao ano. É a arma que o governo tem usado para controlar a inflação, que fechou 2014 em 6,41%, levemente abaixo do teto da meta estabelecido pelo governo, de 6,5% – foi a maior alta anual desde 2011.

O aumento da Selic deixa as dívidas mais caras, em especial as dos juros rotativos do cartão de crédito e as do cheque especial, além de causar uma retração na economia como um todo. A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou em estimativas que a taxa média de juros para pessoa física pode subir até 1,31% em 2015, passando de 108,08% para 109,5% ao ano, levando em conta que a Selic pode ir a 12,5% até o fim de 2015.

Também é preciso ficar atento porque, com o aumento da Selic, o movimento de diminuição das capitalizações pelo Tesouro Nacional e a restrição ao crédito, a tendência é que os bancos públicos elevem as taxas cobradas aos clientes, apesar de em geral trabalharem com taxas inferiores às cobradas pelos bancos privados.

“Como o consumidor não estava preparado para esse aumento dos tributos, a hora é de apertar o cinto, já que o ganho real de salário menor reduz a capacidade dos consumidores de pagamento e de renegociação das dívidas”, alerta o superintendente do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para os consumidores, Julio Leandro.

CONFIANÇA – Nesta segunda (26), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) divulgou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o ICC recuou 6,7%, passou de 96,2 para 89,8 pontos. É o menor nível da série histórica iniciada em setembro de 2005.

“A queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação”, afirma o economista do FGV/Ibre Tabi Thuler Santos. De acordo com a instituição, a queda é consequência tanto da piora da situação atual quanto das expectativas.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.