Hospital Agamenon Magalhães receberá projeto de incentivo ao parto normal do Ministério da Saúde

1Dos 300 bebês que nascem por mês no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, 60% são por cesarianas. O número – muito além dos 15% indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da média de 40% da rede pública no Brasil –  preocupa. E foi o cenário considerado epidêmico que levou o Ministério da Saúde (MS) a incluir o hospital pernambucano em uma lista de 28 selecionados para receber um projeto de incentivo ao parto normal.

Encabeçado, além do MS, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein e com a parceria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto, ainda na fase piloto, prevê a implantação de modelos inovadores de atenção ao parto, através da promoção de seurança e qualidade no cuidado ao bebê e a parturiente em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede suplementar.

A divulgação da lista foi feita na última sexta-feira (27) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não foi oficilamente comunicada, mas segundo a diretora do HAM, Cláudia Miranda, a notícia foi comemorada. “Temos uma maternidade de referência no alto risco, mas de fato convivemos com uma taxa de cesáreas que precisa ser trabalhada. A cesárea se impõe quando você deseja salvar vidas, mas não pode ser via de regra nos partos. Mesmo em uma gestação de alto risco temos que trabalhar para realizar um parto normal e se o Ministério se dispõe a trazer modelos inovadores, é uma grande oportunidade de reverter essa situação”, garante.

Em maio, os hospitais selecionados assinarão um termo de adesão ao projeto e então darão início às atividades, que vão desde ações de sensibilização dos profissionais de saúde, incorporação de equipe multiprofissional, à revisão de práticas comuns no atendimento de gestantes e bebês, do pré-natal ao pós-parto.

Para a diretora do HAM, a naturalização da cesárea é uma questão cultural e o principal desafio é a sensibilização dos profissionais. “É importante criar um ambiente que possibilite a conscientização dos profissionais, incorporando equipes multiprofissionais, estimulando a criação de um espaço que possibilite essas mudanças”, comenta Miranda, que sugere a realização de um concurso para a contratação de enfermeiras obstetras para reduzir também os índices de intervenções desnecessárias.

Além de propor modelos diferentes de assistência ao parto e pós-parto, o projeto prevê ações complementares, com adequações no ambiente, estímulo à participação de acompanhantes e orientações para o pré-natal, como visitas guiadas à unidade de saúde e cursos de gestantes. O hospital terá que seguir integralmente as recomendações e os resultados serão obervados para que sejam aperfeiçoados antes de serem adotados em larga escala.

Além do HAM, entre os 28 hospitais selecionados, outros dois estão inseridos no Nordeste. São o Hospital da Mulher e Hospital Cura D’Ars, ambos de Fortaleza, no Ceará.  Além dos selecionados, 16 inscritos formarão um grupo de seguidores, que participarão do projeto através de vídeo-aulas e materiais informativos, além de encontros com técincos da ANS. O Hospital Unimed de Caruaru, no Agreste pernambucano, faz parte do grupo de seguidores.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.