Judeus e outros povos continuam sendo perseguidos atualmente

1Quando se fala em  Segunda Guerra Mundial (1939-1945) uma imagem rotineiramente vem à mente trazendo repulsa por um dos atos perpetrados por Hitler: a perseguição e o assassinato de aproximadamente seis milhões de judeus, além de outras minorias. Foram famílias, histórias, futuros destruídos por uma máquina de guerra que fez do antissemitismo um dos sustentáculos de um projeto de poder que pretendia subjugar todos os povos não enquadrados no padrão ariano de “raça superior”. Após 70 anos do fim do conflito, no entanto, o que se vê ainda é um preconceito latente e com novas nuances. Os judeus, que já eram vítimas de abusos muito antes das ideias de Hitler, ainda seguem como alvo. Não só eles, em tempos de crise econômica e imigratória, o mundo observa o recrudescimento de uma onda xenófoba vitimando diversos povos.

“Pensar que se pode guardar dentro de si um Hitler adormecido é uma ideia que chega a levar ao desespero”, crava o historiador francês Gerald Messadié, em História Geral do Anti-Semitismo. Porém, permeia hoje nas discussões políticas na Europa justamente esse “despertar” na mente de parte da sociedade e de líderes extremistas, sem que as dores do passado sejam observadas a fim de evitar essas perseguições no presente. No país de Gerald, os ideais de Liberté, Egalité e Fraternité vêm sendo partidarizado e os judeus figuram na linha de alvo.

O número de atos antissemitas por lá dobrou em 2014 em comparação com 2013. De acordo com o Conselho das Instituições Judaicas da França (Crif), 851 atos antissemitas foram registrados na França em 2014, contra 423 em 2013. O cálculo é embasado nos dados do ministério francês do Interior. A alta dos atos seguidos de violência física foi ainda mais significativa e atingiu 130%.

Historicamente, a perseguição aos judeus teve dois motes, conta o filósofo pós-doutorado pela Universidade de Tel-Aviv, Luiz Felipe Pondé. A construção do cristianismo, com a acusação de que foram lideranças judaicas que perseguiram Cristo e a vinculação difundida na Europa de que judeu e ganância eram palavras indissociáveis.

 Mas para esse crescimento visto na Europa atualmente, o estudioso mostra um novo catalizador de pensamentos antissemita: a demonização de Israel e a tensão com as comunidades árabes. “Na perseguição de Hitler, os judeus eram perseguidos por serem descritos como maus. Hoje não é diferente, mas vemos uma tensão crescente entre uma comunidade já estabelecida, a judaica, e outra que não consegue se adaptar, a árabe”, explica. Pondé analisa que as tensões vistas entre Israel e Palestina acabam sendo transmutadas para a Europa justamente por essa não adaptabilidade dos árabes, que acabam acusando os judeus de impedirem essa integração.

Na Itália, recentemente, os donos judeus de dezenas de lojas e outros estabelecimentos comerciais na região central de Roma encontraram suásticas e slogans antissemitas pintados sobre suas janelas e portas. Um dos slogans afirmava que “todo palestino é como um camarada”.

CÂMARA DA MORTE MODERNA

As fronteiras europeias recebem hoje o maior fluxo de imigrantes desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Nos seis primeiros meses do ano, a Alemanha, por exemplo, recebeu quase 180 mil pedidos de asilo. Mais que o dobro do número atingido no mesmo período do ano passado. Até o fim de 2015, segundo projeção Agência Federal para Migração e Refugiados, deverá receber solicitações cheguem a 450 mil até o final do ano.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.