Justiça derruba regra que exigia 75% de rendimento para ter direito ao Fies

1O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou ontem que a Caixa Econômica Federal, responsável pela operação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não poderá excluir do programa alunos que não atingirem 75% de rendimento acadêmico, como ocorre hoje. Portaria do Ministério da Educação, de 2011, determina que o financiamento pode ser suspenso caso o estudante não alcance esse percentual de aprovação nas disciplinas cursadas no último período letivo financiado pelo Fies. A norma também prevê o fim do benefício quando for constatada falsidade de documento ou de informação apresentada pelo estudante ou por representante legal e, no caso de mudança de curso, por mais de uma vez, ou após 18 meses do início de utilização do Fies.
 
De acordo com a decisão tomada por unanimidade no TRF, a Caixa deverá entrar em contato com o aluno, por meio da instituição de ensino, para apurar se há uma justificativa para o desempenho acadêmico insuficiente. Caso essa comunicação não seja feita, a Caixa terá de pagar R$ 1 mil por aluno. Caberá à instituição de ensino multa de R$ 500. O tribunal manteve o entendimento da 2ª Vara Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, ao analisar ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra a Caixa, a União, a Escola Superior de Ciências Contábeis e Administração de Ituiutaba (Eccai) e Centro Universitário do Triângulo (Unitri).

 
De acordo com o desembargador Souza Prudente, a decisão tem como base o direito de o aluno se explicar. “Não é possível cortar a assistência do estudante sem ouvi-lo. Ele precisa ter a possibilidade de se defender, mostrando por que não alcançou esse índice de aprovação. Podem surgir razões perfeitamente justificáveis, como ter tido uma doença grave na família”, afirmou. Um exemplo foi uma ação julgada no último dia 16, em que decidiu que uma estudante do Piauí não poderia ser cortada do Fies em razão de reduzido aproveitamento acadêmico. O rendimento da aluna, que cursa bacharelado em biomedicina, caiu no segundo semestre de 2014, período em que a mãe ficou doente.
 
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.