Lava Jato pode causar até 40 mil demissões no País em quatro meses, incluindo Pernambuco

1O setor naval pode perder até 40 mil postos de trabalho até agosto. A Câmara Federal discutiu nesta quarta (22) os impactos da operação Lava Jato nas empresas e empregos do País. Tomando como exemplo a demissão de 5.700 somente na Refinaria Abreu e Lima, as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara juntaram em uma audiência pública empresários, sindicalistas e políticos para discutir a quantidade crescente de cortes de postos de trabalho.

Nos debates foi citado um estudo do Grupo de Economia & Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com foco na suspensão de investimentos da Petrobras na ordem de R$ 27,5 bilhões em 2015, o que provocaria a perda de mais de 1 milhão de empregos no Brasil até o fim do ano. Mas em um horizonte ainda mais curto, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha, prevê que só nos estaleiros do País de 30 mil a 40 mil  pessoas perderão seus empregos nos próximos quatro meses. Segundo ele, a construção de módulos que era realizada no Rio Grande do Sul será terceirizada para a China.

Somente esta semana o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) já demitiu 450 pessoas. Em setembro o quadro da empresa tinha 6 mil funcionários. Agora conta com 4 mil trabalhadores. Mas o cenário pode se deteriorar ainda mais.

A situação não é nada simples, especialmente levando em consideração que o escândalo da Petrobras gera dois tipos de efeitos. Os diretos decorrem da suspensão formal da contratação pela Petrobras de 25 empresas, dentre as quais 13 construtoras em grandes projetos de petróleo e gás, a exemplo da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Mas há também os efeitos indiretos, já que as mesmas empresas já abandonaram ou desaceleraram obras como a transposição do São Francisco, a requalificação da BR-101, e afetam contratos com os estaleiros, especialmente a Sete Brasil.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.