Lei que pede uso de cigarros apenas em áreas específicas no estádio é aprovada na Alepe

1Os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovaram de forma unânime, ontem, o projeto de lei nº 1.606/13 do deputado estadual Odacy Amorim (PT) que pede a proibição de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco nos estádios de futebol em Pernambuco, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim. Após a votação no plenário, o projeto de lei segue para uma segunda discussão e depois deverá ser encaminhado para sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

“Pensei muito antes de criar esse projeto. Não quero transformar o cigarro no grande vilão, até porque para mim é a bebida alcoólica, mas é importante diminuir o número de fumantes passivos nas arquibancadas. Não queremos tirar o direito de ir e vir de ninguém. Nossa ideia é apenas criar uma área isolada para eles no estádio, um fumódromo”, definiu Amorim.

Em tramitação desde 2013, Odacy explicou o motivo da demora para que o tema chegasse à votação no plenário. “Na época eu tinha outros projetos e acabei não podendo acompanhar esse tão de perto. Foi um processo sem qualquer tipo de pressão. Não quis fazer uma imposição para acelerar. Foi bom porque deu oportunidade para que o assunto fosse discutido nas comissões”, argumentou o parlamentar.

No último parágrafo do projeto de lei, é dito que “Embora os estádios de futebol sejam ambientes abertos, aglomeram um quantitativo muito grande de pessoas, causando um efeito de desconforto, sobretudo por aumentar a sensação climática. O fumo nestes ambientes só aumenta o desconforto e o mal que pode provocar à saúde, fazendo com que aqueles apreciadores do esporte que não fumam, sejam obrigados a inalarem as substâncias altamente nocivas exaladas pelos cigarros usados pelos fumantes.”

Odacy Amorim também é um dos deputados que se opõem ao projeto de lei de autoria do deputado estadual Antônio Moraes (PSDB) que pede a volta da comercialização da cerveja nos estádios pernambucanos. A votação dessa pauta no plenário chegou a ser marcada no final do ano passado, mas por solicitação do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) a proposta voltou a ser debatida na Comissão de Saúde da Alepe.

“Esse projeto já recebeu o parecer contrário da Comissão de Saúde e estamos lutando para impedir que ele seja aceito. Alguns deputados são a favor da liberação, mas já foi apresentado um relatório da polícia militar que mostra a queda nas ocorrências policias após o veto da cerveja”, pontuou. Até o momento, o consumo de bebidas alcoólicas segue proibido nos estádios pernambucanos.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.