Ministro diz que redução do preço do diesel não está na pauta do governo

1Em meio à paralisação de caminhoneiros em pelo menos 13 estados desde o início da manhã, o ministro da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, afirmou nesta terça-feira (24) que não faz parte da “pauta” do governo reduzir preço do litro do óleo diesel. Desde o início da manhã houve uma série de interdições promovidas por caminhoneiros. Os manifestantes protestam, entre outros motivos, contra o aumento no preço do litro do óleo diesel e contra o valor dos fretes.

“Não faz parte da pauta do governo esse tema”, disse o ministro. “Não está na pauta do governo a redução do preço do diesel neste momento”, completou.

A definição dos preços dos combustíveis no Brasil parte da Petrobras. Porém, a variação do preço nas bombas para o consumidor depende de decisão dos postos de gasolina.

Segundo o ministro, haverá uma reunião na tarde desta quarta (25) em Brasília entre lideranças dos caminhoneiros e empresários, além de representantes do governo. Nesta terça, Rossetto se reuniu no Palácio do Planalto, em Brasília, com os ministros Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e Antônio Carlos Rodrigues (Transportes) e o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro.

Ao defender “ambiente de diálogo e negociação direta” entre caminhoneiros e empresários, o ministro afirmou que o governo tem conversado com a categoria e lideranças das empresas sobre as reivindicações. Responsável pela interlocução do governo com os movimentos sociais, Miguel Rossetto disse estar “confiante” de que haverá a recuperação do diálogo entre os caminhoneiros e os empresários. Ele disse ainda que o governo está atento às manifestações pelas rodovias do país.

“Nós temos dialogado diariamente com diversas lideranças dos caminhoneiros, como temos dialogado com representações empresariais. Estamos confiantes nesse espaço de diálogo que estamos estimulando para amanhã [quarta, 25]”, disse.

Programa de financiamento
Miguel Rossetto tambem informou que o governo passou a analisar o pedido dos caminhoneiros para prorrogar o prazo de carência das dívidas contraídas por meio do programa Pró-caminhoneiro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa prevê, entre outros pontos, o financiamento para a aquisição de itens como caminhões, chassis, reboques, carretas e cavalos-mecânicos.

“Há um tema levantado pelos caminhoneiros que é em relação à prorrogação do financiamento do programa Pró-caminhoneiros. Nós já estamos analisando essa reivindicação, o BNDES já está analisando esta reivindicação de prorrogação do financiamento para os caminhoneiros e estamos trabalhando de tal forma que na reunião amanhã levaremos nossa posição”, disse o ministro.

Ações na Justiça
A Advocacia-Geral da União protocolou ações na Justiça Federal dos estados onde houve o bloqueio de rodovias. A AGU pediu que a Justiça conceda liminar (decisão provisória) para que as estradas sejam desbloqueadas e para que seja imposta uma multa de R$ 100 mil por cada hora em que a decisão for descumprida.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.