Ministro do Turismo critica leis ambientais

1Um dos empecilhos para o pleno desenvolvimento do turismo no Brasil é a rigidez das leis ambientais, afirmou o Ministro do Turismo, Henrique Alves, ontem, durante a entrevista coletiva do 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. De acordo com o ministro, a inflexibilidade dessa legislação impede a realização de medidas que contribuiriam para o desenvolvimento do setor no Brasil. “Precisamos criar áreas especiais de interesse turístico, onde haja tributos mais simples e um cerceamento ambiental mais simplificado”, disse o Ministro. Para exemplificar a afirmação, Alves citou alguns pontos turísticos do exterior.

“As pessoas quando vão aos Estados Unidos, a países de fora, tiram fotos nas marinas e gostam. Por que aqui não podemos fazer o mesmo?”, questionou. “Passei uma vez por uma das praias de Florianópolis e perguntei por que naquela área não tem algo do tipo. A resposta foi que algumas questões, entre elas as exigências do Ibama e outras leis ambientais, impedem a realização desse tipo de empreendimento”, disse. 

Em 2014, o mercado turístico brasileiro registrou um faturamento de R$ 11,9 bilhões, valor 6,7% superior ao apurado em 2013, conforme apontam os dados divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O mesmo levantamento aponta que o Nordeste se destaca com mais de 54,2% do faturamento das viagens domésticas no País. Tamanho potencial do turismo no país também foi um ponto ressaltado pelo ministro durante a entrevista do Salão de Turismo Rota 101 NE.

“Quando eu assumi a pasta, não tinha uma ideia exata do que representa o turismo no Brasil, mesmo tendo uma vida política extensa. Optei pelo turismo porque achei que seria tranquilo, que as 18h, 19h eu já estaria livre e poderia ir conversar com meus colegas, mas me enganei. É impressionante a agenda do turismo”, brincou Henrique Alves.

O ministro disse ainda que o governo federal precisa investir mais no setor e que o MTur pretende levar ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, propostas e questionamentos acerca dos investimentos no setor no Brasil. “Ano passado, o México, por exemplo, recebeu 30 milhões de turistas, cinco vezes mais do que o Brasil. Não é possível que o governo não entenda, especialmente no atual momento da economia, a importância do turismo e do que ele pode trazer para o País. Há um enorme preconceito com o investidor do turismo. Essa é uma atividade que emprega desde a camareira até o dono de um resort”, disse o Alves.

A 2º edição do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste será realizada de 6 a 8 de agosto deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O objetivo é integrar e fortalecer o turismo entre os Estados da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.