Mudança na lei cria novas regras para matrícula

1Crianças com seis anos de idade completados até 30 de junho e que ainda não estudam na educação infantil poderão ser matriculadas, a partir de 2016, em Pernambuco, no primeiro ano do ensino fundamental. A matrícula será possível graças à lei nº 15.610, sancionada anteontem pelo governador Paulo Câmara. Antes, isso só era possível com alunos que tivessem seis anos até 31 de março, conforme determina a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ao estudante que já está na escola, a nova lei garante que a matrícula na série inicial do fundamental será permitida independentemente da data de aniversário, desde que ele tenha seis anos.

O assunto é polêmico e alvo de questionamentos jurídicos. Tanto que fora de Pernambuco vale a resolução do CNE. Há exceções, como nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, que também adotam a data de 30 de junho como critério para matrícula das crianças com essa idade.

Autora da lei, a deputada Priscila Krause (DEM) recebeu um abaixo-assinado com assinatura de 337 pessoas solicitando intervenção da Assembleia Legislativa para regularizar o assunto. “Além da mobilização de muitas famílias houve um importante debate nas Comissões de Educação e de Legislação. Também realizamos audiência pública, com a participação de professores, donos de escolas, Secretaria Estadual de Educação e pais”, destaca Priscila.

Na prática, a lei sancionada pelo governador modifica uma outra lei já existente (nº 12.280, de 11 de novembro de 2002), que trata da “Proteção Integral aos Direitos dos Alunos”. A nova redação informa que “terá direito à matrícula no primeiro ano do ensino fundamental o aluno que completar seis anos até o dia dia 30 de junho do ano letivo para o qual for efetuada a matrícula”. Em outro parágrafo, é informado “que ficam convalidadas todas as matrículas realizadas até a data de publicação desta lei, bem como assegurado o percurso escolar dos respectivos estudantes”.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, comemorou a aprovação da lei. “Como justificar a retenção ou retrocesso de alunos que apresentaram aproveitamento plenamente satisfatório nas suas atividades escolares? Com a lei, fez-se, pois, justiça com aquelas crianças aptas a avançar na sua vida escolar”, enfatiza José Ricardo.

Mãe de uma menina de 2 anos e 4 meses, a oficiala de Justiça Mariana Costa, 32, ficou satisfeita com a mudança na lei. “Minha filha começou a estudar em fevereiro. Já estava preocupada com a possibilidade dela ter que voltar um ano, acho que seria muito desestimulante”, comenta Mariana.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.