Número de casos de dengue aumenta mais de 122% em todo o Brasil

1O número de casos de dengue mais que dobrou em todo o Brasil. Do começo do ano até 14 de fevereiro foram registrados 106.616 casos. No mesmo período do ano passado foram 46.582, um aumento de 122,7%.

As piores regiões em número de casos são o Sudeste, com 62 mil casos, o Centro-Oeste com mais de 18 mil pessoas doentes e o Norte com mais de sete mil. Depois vem o Nordeste com 7.400 casos e, por último, o Sul com 5.364.

Já os casos graves e as mortes caíram. O número de mortes caiu de 56 para 24 e os casos graves reduziram de 78 em 2014 para 39 este ano.

O aumento nos casos de dengue pode estar relacionado ao armazenamento de água de forma errada. Com a falta de água, tem muito morador guardando água em casa, mas não está tampando os galões e os potes.

A dona de casa Marta Soares dos Santos fez uma adaptação na calha para levar a água da chuva direto para o tanque. A água também fica armazenada em baldes e na máquina de lavar. “Minha água acabou e lembramos dessa ideia, que a gente teve antes. Foi onde eu consegui executar meu trabalho dentro de casa sem atraso nenhum”, conta.

Nesta época de crise de abastecimento, a saída caseira pode ser uma boa opção para o dia a dia de muitas famílias, mas também está causando preocupação. A água limpa, parada e a céu aberto nos reservatórios improvisados pode ser um dos motivos para a o aumento nos casos da dengue em várias regiões do país.

“A gente ta passando os dias quentes e a água tá aí. Se as pessoas criarem os reservatórios, tem tudo que o aedes aegypti precisa para proliferar”, alerta o pesquisador da Fiocruz, Fabiano Carvalho.

Muita gente usa um plástico para proteger a água armazenada, mas segundo os especialistas, este cuidado não é suficiente, porque ele não fecha completamente o balde. Pode ser que o mosquito ache um espaço para entrar e botar os ovos dentro dos recipientes.

O ideal é passar uma fita adesiva em volta do plástico ou colocar uma tampa para vedar o recipiente. As telinhas são uma opção, mas tem que ter cuidado. “Tomar cuidado com orifício, tem que ser realmente muito pequeno para o mosquito não passar, porque as vezes você acha que tá cuidando ali e o mosquito não vai passar e ele ainda consegue passar”, afirma o pesquisador.

A auxiliar de gestão Fátima Aparecida de Araújo, também armazena a água da chuva. Em época de dengue e de falta de água, se ela fizer tudo certo, dá até para sair no lucro: “Economia que aí você aproveita, você lava a casa, lava a cozinha, lava o banheiro, tudo com água sem custo”.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.