Obama promete intensificar luta contra Estado Islâmico na Síria

1d1c4186d6d104545530b077d0ecd4b9O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou nesta segunda-feira que a coalizão internacional liderada pelo seu país intensificará a luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, mas admitiu que a campanha contra os jihadistas levará “tempo”.

“Intensificamos nossos esforços contra as bases do EI na Síria”, disse Obama no Pentágono. “Nossos ataques aéreos continuarão visando às instalações petroleiras e de gás que financiam muitas de suas operações. Visamos a direção e as infraestruturas do EI na Síria”, acrescentou.

Obama falou à imprensa após um ‘briefing’ no Pentágono com oficiais e membros de sua equipe de segurança nacional sobre os esforços para desmantelar o grupo jihadista, que controla grandes partes do território do Iraque e da Síria.

Os diálogos de alto nível foram celebrados depois que ataques aéreos da coalizão atingiram Raqa, a capital de fato do grupo Estado Islâmico, na Síria, durante o fim de semana, em um dos bombardeios mais intensos desde que começaram a atacar posições do grupo jihadista na Síria, em setembro do ano passado.

Os ataques destruíram a infra-estrutura utilizada pelos jihadistas e deixaram ao menos 30 mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“Durante o ano, vimos que com um parceiro eficaz no terreno o EI pode ser derrotado”, avaliou Obama.

O presidente deu como exemplo a retomada de Tikrit, no norte do Iraque, no fim de março, e disse que os mais de 5.000 ataques aéreos no Iraque e na Síria permitiram eliminar “milhares de combatentes, entre eles altos responsáveis do EI”.

“Não será rápido. É uma campanha de longo prazo”, acrescentou, antecipando que haverá “avanços”, mas também “reveses”.

“As fragilidades estratégicas do EI são reais”, afirmou, lembrando que os jihadistas ultrarradicais não têm força aérea, nem apoio de nenhum país e “sua brutalidade cria um verdadeiro ressentimento no seio das populações que controlam”.

O presidente afirmou que mais precisa ser feito para treinar forças do governo e combatentes sunitas tribais no Iraque, assim como rebeldes moderados sírios.

O anúncio dos ataques aéreos da coalizão em Raqa ocorreu depois que o EI divulgou um vídeo mostrando membros adolescentes do grupo extremista executando 25 soldados sírios em um anfiteatro nas ruínas antigas de Palmira.

Mais cedo, o secretário de Defesa, Ashton Carter, disse que os ataques do fim de semana não tiveram como alvo elementos em particular do EI, mas foram parte de um esforço das forças curdas que “limitou a liberdade de movimento ao EI”.

Mais de um ano depois que combatentes do EI tomaram grande parte do Iraque, os Estados Unidos e seus aliados lutam para virar a maré contra os extremistas em uma campanha aérea, conhecida como Operação Resolução Inerente.

Segundo o Departamento da Defesa americano, o preço médio diário das operações é de US$ 9,2 milhões e a campanha teria custado US$ 2,91 bilhões até 18 de junho

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.