Obras da Codevasf dobrarão capacidade dos reservatórios no perímetro irrigado

PoMais de R$ 7,2 milhões vêm sendo investidos para aumentar o volume de armazenamento de água de seis dos 17 reservatórios existentes no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. O perímetro possui mais de 20 mil hectares de área irrigada, onde também vivem cerca de 60 mil pessoas. As obras de recuperação e ampliação da capacidade dos reservatórios do Nilo Coelho, considerado um dos maiores produtores de frutas do país, estão previstas para serem concluídas neste semestre.

O superintendente da Codevasf em Petrolina, João Bosco Lacerda de Alencar, visitou as intervenções que vêm sendo feitas pela instituição nos reservatórios do Nilo Coelho. Ele acredita na conclusão dos serviços dentro do prazo esperado e previsto em contrato, que vai até o final deste primeiro semestre. “São obras importantes e necessárias para melhorar a capacidade de produção do perímetro Nilo Coelho, que é destaque na agricultura irrigada em todo o país”, afirmou.

A fonte de recursos para o investimento é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). A execução é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), via 3ª Superintendência Regional. Os serviços foram iniciados em abril do ano passado.

As intervenções atingem seis reservatórios que atendem a cerca de 3 mil hectares da área irrigada no perímetro. “Estão sendo realizados 600 mil metros cúbicos com escavação para desassoreamento dos reservatórios e outros 150 mil metros cúbicos são de aterro compactado e recuperação das bordas”, relatou o gerente regional de Irrigação da 3ª SR da Codevasf, em Petrolina, José Costa.

Costa afirma que os seis reservatórios em obras foram selecionados pela Codevasf com base em estudos hidráulicos. “Esses reservatórios apresentavam condições precárias de funcionamento, com baixo volume útil. Nos demais reservatórios, a manutenção (dragagem) ficará sob a responsabilidade do Distrito de Irrigação Nilo Coelho”, declarou o gerente.

Conforme José Costa, as obras executadas pela Companhia darão, ao perímetro Nilo Coelho, pelo menos duas semanas de autonomia nesses reservatórios, o que permitirá a realização de manutenções necessárias nas infraestruturas de condução e distribuição de água: canais e aquedutos, por exemplo. “Isso significa que a reserva dará um prazo maior para que as manutenções sejam feitas sem ter que interromper o fornecimento de água aos produtores irrigantes”, acrescentou.

Após as obras, a capacidade desses reservatórios aumentará, em média, duas vezes e meia. “Com esses serviços, os reservatórios, que hoje acumulam um volume em torno de 774 mil metros cúbicos de água, passarão a acumular quase 2 milhões de metros cúbicos”, destacou José Costa.

Fonte: Gazzeta

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.