Odebrecht e Andrade: piora caso de executivos

1Presos há mais de um mês, piorou a situação dos executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez. Houve maior complicação para o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Quando os executivos foram presos em 19 de junho, houve uma forte contestação às detenções e à investigação, no sentido de apontar eventuais abusos da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça.

Logo depois, foi apreendido um bilhete de Marcelo Odebrecht, no qual ele escreveu o verbo destruir. A defesa argumentou que seria destruição no sentido de rebater argumentos da investigação, mas policiais federais acham que era para destruir mesmo eventuais provas.

Depois, surgiram anotações de Marcelo Odebrecht que os investigadores consideram ter muitas descrições de ações para interferir na Lava Jato. Por exemplo, há nas anotações iniciais de vários políticos, como “AM”, que seria Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, e “GA”, que seria Giles Azevedo, o assessor mais próximo da presidente Dilma. Alguns avaliaram que GA significaria o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, mas os investigadores acreditam que se trata de Giles Azevedo.

Nas anotações, há uma que sugere a existência de uma conta na suíça que poderia ter dado contribuição para a campanha eleitoral de uma mulher. A tese dos investigadores é de contribuição para a campanha da presidente Dilma no ano passado.

Em relação à tarja preta sobre o nome do senador José Serra, não se tratou de uma tentativa de proteger o tucano paulista. Mas porque aparece uma anotação que sugere, na avaliação dos investigadores, possibilidade de entrega de recursos ao senador. Como Serra tem foro privilegiado, os investigadores usaram a tarja preta.

Por que não fizeram isso em relação a outros políticos que teriam foro privilegiado? Porque, na avaliação preliminar dos investigadores, essas menções apareceram num contexto em que não justificariam um procedimento investigatório naquele momento.

O próprio Marcelo Odebrecht cometeu erros que agravaram a sua situação. Nos bastidores, os investigadores dizem que aquela posição firme dos executivos de não fazer delação premiada mostrada há um mês poderia vir a mudar em face do que descobriram. A situação dos executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez se complicou. Eles serão denunciados e deverão virar réus. Deverão ser levados em conta os reflexos disso sobre as duas companhias, as duas maiores empreiteiras do país.

Uma delação de algum executivo de uma dessas empresas seria uma bomba atômica, sobretudo para o governo e o PT, mas também para gente da oposição, porque essas empresas são grandes financiadoras de campanha de todos os partidos políticos.

Em resumo, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez se fragilizaram em um mês. Saíram da ofensiva para a defensiva. Não é mais um absurdo pensar numa eventual delação premiada.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.