ONU propõe nomes para formar governo de união nacional na Líbia

1A ONU propôs nesta sexta-feira os nomes de vários dirigentes líbios para formar um governo de união nacional, primeira etapa de um acordo negociado há meses e que se espera que tire o país do caos.

O enviado das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino León, anunciou a formação de um governo líbio de unidade nacional, presidido por Fayez el Sarraj e com três vice-primeiros-ministros: Ahmad Meitig, Fathi el Mejbri e Musa el Koni.

“Após um ano de esforços neste processo envolvendo mais de 150 personalidades líbias, representando todas as regiões, finalmente chegou o momento de poder propor a formação de um governo de unidade nacional”, disse León em entrevista coletiva realizada em Skhirat, no Marrocos, onde ocorrem as negociações.

A proposta inclui vários candidatos a ministros e a postos-chave, como o Conselho de Estado, que seria entregue a Abderrahman Swehli, e o Conselho de Segurança Nacional, que caberia a Fathi Bashagha.

“Muitos líbios perderam a vida e muitas mães sofreram. Atualmente, quase 2,4 milhões de líbios precisam de ajuda humanitária”, assinalou o enviado da ONU para a Líbia.

León, que foi durante meses o mediador entre a coalizão de milícias de Fajr Libya, que controla a capital, e o governo reconhecido pela comunidade internacional, que está deslocado e exerce suas funções a partir de Tobruk, no leste do país, informou que as negociações entre os dois campos rivais foram retomadas na segunda-feira.

A ONU buscava um acordo para colocar fim ao caos no qual o país está afundado quase quatro anos depois da queda do regime de Muanmar Kadhafi, com uma economia colapsada e um conflito que permitiu a implantação do grupo jihadista Estado Islâmico.

O descontrole também ajudou a intensificar a crise dos migrantes, que partem da costa da Líbia para cruzar o Mediterrâneo.

Oportunidade

Sarraj, nascido em 1960 na capital, é conhecido por ser próximo ao Conselho Geral Nacional, a autoridade parlamentar com sede em Trípoli.

“Estamos convencidos de que (a composição deste governo) pode funcionar (…) Os líbios devem tomar esta oportunidade histórica para salvar a Líbia”, acrescentou León.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou os participantes no diálogo.

“Agora é o momento de que as partes participem do diálogo para apoiar a proposta e assinar o acordo sem demora”, disse Ban em um comunicado.

Em um comunicado oficial publicado durante a noite, a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, celebrou este acordo “em um momento crucial da história” da Líbia, que responde “às aspirações de paz e de prosperidade do povo líbio”.

“A União Europeia apoia completamente o texto final e os funcionários de alto escalão de unidade nacional que agora têm a incumbência e a responsabilidade de compor o novo governo e aplicar os termos do acordo”, indicou o comunicado.

Além disso, Mogherini anunciou que a UE está disposta a oferecer ao novo governo apoio político e financeiro, concretamente de 100 milhões de euros (112 milhões de dólares).

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou as diferentes facções a aceitarem o acordo.

“Convoco encarecidamente todas as partes a não desperdiçarem esta oportunidade. A Líbia tem poucas oportunidades para alcançar uma paz duradoura”, disse Tusk durante uma visita à Bulgária.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) alertou na semana passada que “os conflitos armados e a instabilidade política que a Líbia vive afetaram mais de três milhões de pessoas, entre elas 2,44 milhões que precisam de proteção e assistência humanitária”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.