Os 185 municípios com dengue

1Os 185 municípios do Estado têm notificações de dengue. Muito deles estão vivendo uma epidemia. Já são 8.492 casos em investigação e 1.366 confirmados neste ano. Isso em apenas dois meses e 15 dias. Essa é a situação de Pernambuco em relação à doença, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recife é o município com a maior incidência absoluta de episódios notificados, 3.486. Desse montante, 708 infecções foram confirmadas, o que representa um aumento e 611,4% em comparação com o mesmo período de 2014.

Para os infectologistas, esses números revelam que população e poder público se descuidaram. As pessoas deixaram de lado cuidados simples como evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, como garrafas destampadas, pneus acumulando água e reservatórios sem tampas. Já os gestores, faltou investir em campanhas educativas.

“A população está deixando de cuidar da água parada e faltam campanhas educativas de prevenção. Houve uma explosão de registros. E os casos podem ser até maiores, pois os sintomas estão diferentes. A dengue vem se apresentando de outra forma, podendo ser apenas manchas no corpo, por exemplo. E acaba sendo subnotificada”, alertou o médico infectologista Moacir Jucá, do hospital Agamenon Magalhães, acrescentando que há uma nova forma do vírus.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, o acréscimo de casos se deve, sobretudo, às chuvas. “Quando a gente sair desse período chuvoso, o número deve baixar. Enquanto isso é uma luta constante para tentar minimizar a situação”, explicou Correia. Embora também tenha detectado a forma mais leve da enfermidade no Recife, Correia alerta para as evoluções do quadro clínico. “Mesmo com sinais brandos deve-se procurar ajuda médica. Se depois da consulta, a pessoa apresentar dor abdominal, vômitos com sangramento, alteração do nível de consciência, sonolência, dor no corpo e dificuldade respiratória o quadro piorou e os cuidados devem ser maiores”, disse.

Na entrada do hospital Geral de Areias, o auxiliar de serviços gerais, João Paulo Maciel, 34, aguardava o atendimento da sua esposa. “Desde a quinta-feira ela está com dor nos olhos e no corpo, manchas na pele, como se estivesse intoxicada”, disse. No sábado ela havia estado no hospital e foi liberada pelo plantonista, que alegou se tratar de uma virose. “Hoje ela acordou pior. Na quarta-feira, eu havia trazido minha sogra, que está com dengue. Acho que não tem foco do mosquito em nossa casa”, acredita o morador do bairro de Areias.

Combate – Na luta contra o mosquito, o Recife está fazendo plantões com os agentes ambientais em todos os bairros, segundo o gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Capital, Jurandir Almeida. “Estamos tomando várias atitudes, como o bloqueio como carro de fumaça e aspirador do mosquito. Além disso, estamos fazendo estudos nos locais com maior incidência”, disse.

Já a coordenadora estadual de Prevenção à Dengue Claudenice Pontes disse que o Estado está dando apoio a várias cidades que já superaram os 300 casos por casa cemmil habitantes, uma das características epidêmicas. “Estamos ajudando com o bloqueio em diversas cidades”, disse.

Registro da vacina terá prioridade

BRASÍLIA – O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse na última segunda-feira (23) que pedirá prioridade na análise do registro da vacina contra dengue assim que receber o pedido do Instituto Butantã, laboratório responsável pelos testes e produção do insumo. A afirmação ocorre após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciar que pretende pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que seja aplicada a vacina ainda em testes na população.

A ideia é tentar conter o avanço da doença no Estado, que soma mais de 196 mil casos notificados e 67 mortes em decorrência da doença somente neste ano. “Se chegar esse pedido, tomarei a iniciativa de solicitar prioridade à Anvisa”, afirmou Chioro. Segundo o ministro, caberá à diretoria e à equipe técnica da agência, no entanto, analisar se há condições da vacina ser submetida à população.

O impasse ocorre porque o produto ainda está na segunda etapa de testes clínicos. O procedimento tradicional determina ainda uma terceira etapa, na qual a vacina é testada em um grupo maior de pessoas. Para Chioro, esse é um fator que precisa ser analisado. “É claro que não podemos ultrapassar nenhuma das etapas previstas para o registro. Também é preciso ver que expectativa isso pode criar na população, que pode deixar de tomar medidas de prevenção (porque haverá uma vacina)”, completa.

Além da vacina em teste pelo Instituto Butantã, outra está sendo produzida e também em fase de testes pelo instituto Sanofi Pasteur, mas que prevê a aplicação de três doses. A previsão é a de que o produto, que está em fase mais avançada de desenvolvimento, entre no mercado no próximo ano.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.