País terá meta de desmatamento zero em dez anos

1O Brasil antecipará nesta terça-feira, em comunicado conjunto dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama, parte dos compromissos que tem que apresentar em outubro, em preparação para a Conferência do Clima de Paris (COP-21), em dezembro deste ano. Segundo uma fonte que acompanha de perto as negociações entre os dois governos, entre as metas está alcançar desmatamento ilegal zero nos próximos dez anos. Esta é a sinalização mais importante que o Brasil poderia dar, segundo ativistas e especialistas em meio ambiente, mas tanto no Brasil quanto no exterior não esperava-se que o país pudesse dar este passo já na visita oficial aos EUA.

O comunicado será muito bom. O Brasil dará flashes de seu INDC, do compromisso voluntário que apresentará em Paris — disse a fonte. — Serão metas para depois de 2020, que é o novo ponto de partida (internacional).

Perguntada se o desmatamento zero seria um dos objetivos, a fonte confirmou:

— O Brasil sinalizará sua disposição de perseguir o fim do desmatamento ilegal nos próximos dez anos.

O chanceler Mauro Vieira, após jantar oferecido por Obama a Dilma e comitiva brasileira na Casa Branca, não quis antecipar detalhes, mas confirmou que o Brasil apresentará metas concretas de contribuição à contenção do aquecimento global a 2 graus Celsius entre 2020 e 2030, período que é objeto de negociação global no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, revelou a fonte, “os EUA farão uma declaração que nunca fizeram antes perante o planeta”. Os americanos já anunciaram sua meta global de redução de emissão de gases poluentes para depois de 2020, no fim do ano passado, quando Obama visitou a China. Os chineses também apresentaram sua ambição. De lá para cá, os EUA fecharam posições políticas coordenadas também com a Índia e com aos países mais ricos reunidos no G-7.

Ou seja, o Brasil era o último país importante nas negociações globais do clima que faltava indicar seu roteiro de contribuição. Esta é uma vitória de Obama, que trabalha, doméstica e internacionalmente, para firmar um legado na área ambiental. Um comunicado robusto na área de clima era a principal demanda dos EUA para esta visita oficial de Dilma.

 

O Brasil também ganha, e muito. A presidente quer resgatar o protagonismo da política externa em seu governo e o protagonismo do Brasil na arena internacional. O país é fundamental nas negociações de clima e, segundo organizações internacionais, foi o que mais reduziu emissões no mundo nos últimos dez anos. O Brasil cumpriu integralmente e de forma antecipada suas metas de contribuição voluntária fixadas para 2020.

— A declaração terá números e metas. Ela foi muito bem negociada entre os países e é muito sólida — disse o chanceler Mauro Vieira.

Possivelmente, junto com as metas e a declaração política, o Brasil deve corroborar a visão de que todos os países, ricos e emergentes, têm responsabilidade com a redução de emissões, ainda que de forma diferente, os dois países deverão estabelecer parcerias e cooperação em campos como eficiência energética, energias renováveis, biotecnologia e redes inteligentes.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.