Paulo defende diálogo nacional para impedir a perda de conquistas das últimas décadas‏

CECÍLIARAMOS05O governador Paulo Câmara participou hoje (25) de reunião organizada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) para debater pautas que contribuam para a ampliação da competitividade do País por meio da melhoria da eficiência do Estado brasileiro. O encontro deu sequência ao Congresso Brasil Competitivo, realizado em setembro, durante o qual foi proposto o desafio de se criar uma coalização para repensar o Estado, que já conta com a participação de 16 governadores e com o apoio de líderes empresariais.

“Tem muita falta de diálogo no Brasil. E precisamos dialogar mais. É preciso diálogo para mudar os rumos. Os últimos 30 anos foram de muitas conquistas sociais e  econômicas. Mas, a cada dia, essas conquistas têm sido ameaçadas por tudo a que estamos assistindo”, disse Paulo Câmara na abertura da sua fala.

O governador de Pernambuco colocou o Estado à disposição do grupo de governadores e empresários para defender pautas comuns em Brasília. “Como bem disse doutor Gerdau, é preciso também ousadia, além de diálogo e colaboração. É preciso trabalharmos com unidade. Não quero passar em 2016 as dificuldades que passei este ano”, afirmou Paulo.

Paulo propôs ao grupo um “esforço concentrado” para fazer uma agenda conjunta para o Brasil. “Só com unidade vamos conseguir mudar os rumos deste País”, declarou Paulo. A união de forças foi a tônica dos discursos de todos os gestores estaduais, que expuseram no encontro como estão enfrentando a crise econômica.

O anfitrião, Jorge Gerdau, reforçou o discurso da unidade e frisou que a crise “não é de um Estado, mas de um País”. “Quem tem que se mobilizar é quem tem credibilidade e força política. Gestão se contrata. Liderança política, não. E vocês governadores têm liderança. Proponho uma agenda de transformação compartilhada”, afirmou o empresário, que preside o MBC.

Governadores e empresários concordam que o modelo atual deve ser revisto. É preciso criar condições para que os gestores públicos possam administrar e gerenciar com maior capacidade. A agenda será trabalhada no âmbito estadual e federal, com a construção de propostas de curto, médio e longo prazo, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos. O processo de construção das ações será contínuo e envolverá as equipes técnicas dos estados.

 Além de Paulo Câmara, a reunião contou com as presenças dos governadores: Beto Richa (Paraná), Camilo Santana (Ceará), Confúcio Moura (Rondônia), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Geraldo Alckmin (São Paulo), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Marcelo Miranda (Tocantins), Marconi Perillo (Goiás), Paulo Hartung (Espírito Santo), Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Simão Jatene (Pará).

 HOMENAGEM A EDUARDO – Paulo aproveitou a presença no MBC para gravar um depoimento em vídeo para a homenagem que o Movimento fará in memorian ao ex-governador Eduardo Campos, no próximo dia 3 de dezembro, também em São Paulo. O evento – que comemorará os 10 anos de existência do Movimento – contará com a presença de Renata Campos. Como o governador pernambucano não poderá estar presente, o depoimento foi gravado.

Na sua fala, Paulo destacou que o grande legado de Eduardo foi ensinar “a nunca desistir do que é importante, do que é estratégico, do que vai fazer bem às pessoas”. O governador de Pernambuco também lembrou o forte e exemplar sentido de família que Eduardo tinha. “Ensinamentos de saber conciliar uma vida tão agitada, em tempos tão modernos, com a capacidade de você estar junto dos entes queridos, de estar junto do seu trabalho, de estar junto das pessoas que querem lhe ajudar”.

AGENDA – Paulo Câmara permanecerá em São Paulo nesta quinta-feira (26). O governador terá reuniões com empresários interessados em investir em Pernambuco (negociações ainda sigilosas). Paulo também terá encontro com o governador Geraldo Alckmin, às 17h, no Palácio dos Bandeirantes. Será uma visita de cortesia do pernambucano ao colega paulista.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.