Paulo deixa agenda pública de lado para cuidar da primeira grande crise de seu governo

PoA gestão Paulo Câmara (PSB) começou a todo vapor com viagens ao interior do Estado, assinatura de ordens de serviço e uma reunião de planejamento do Pacto pela Vida. Nos últimos dois dias, porém, o governador deixou a agenda pública de lado devido à primeira grande crise de sua administração. Desde segunda, o expediente do socialista tem sido dedicado a articulações no Palácio do Campo das Princesas para minimizar os problemas na área de ressocialização com a rebelião de presos no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, e na penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Litoral Norte (leia mais em Cidades).

O motim de presidiários no Curado, que resultou na morte de dois detentos e de um sargento da Polícia Militar, tomou todo o tempo do governador. Na madrugada da segunda para terça, ele foi ao velório visitar a família do militar assassinado. Esse foi um dos poucos momentos de Paulo fora da sede do Executivo estadual. No Palácio do Campo das Princesas, as reuniões foram para dar conta das medidas relativas à rebelião e também do que pode ser feito para evitar greves das forças de segurança estadual. Outra preocupação é evitar que novas mortes ocorram para que o primeiro mês do governo não seja marcado por um banho de sangue.A expectativa era de que Paulo se pronunciasse sobre a crise, principalmente após a morte do sargento, mas as explicações ficaram a cargo do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Uma fonte da administração estadual revelou que a avaliação no governo é de que o momento é de articulações de bastidores com o Poder Judiciário e não de exposição do socialista. Como uma das reinvidicações dos presidiários é a agilidade dos processos judiciais, o governador começou a conversar com integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública para achar soluções para esse problema.

Desde que assumiu o governo, Paulo tem destacado a herança positiva deixada pelo ex-governador Eduardo Campos, mas no início do mês reconheceu que as ações de ressocialização não receberam a mesma atenção de outras áreas. Por conta disso, o governador tem sido cobrado para destravar os problemas relativos à construção do presídio de Itaquitinga, no Agreste, para promover novos concursos na área de segurança e melhorar salários e condições de trabalho de policiais militares e civis e dos agentes penitenciários.

Entre os governistas, há quem declare que as rebeliões nos presídios são um problema “clássico” de qualquer administração e que Paulo está ciente de que o máximo que pode fazer é administrar a situação até que novas unidades prisionais estejam concluídas. Enquanto a crise não estiver debelada, as negociações sobre a ocupação de cargos no terceiro escalão do governo ficarão em segundo plano por parte do socialista.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.