Pela 1ª vez, acusado de liderar black blocs é condenado em SP

1A Justiça condenou, pela primeira vez, um acusado de liderar black blocs no Estado de São Paulo por associação criminosa (nova denominação para formação de quadrilha). Trata-se do mecânico e motorista de lotação João Antônio Alves de Roza, de 47 anos. Ainda cabe recurso.

Roza foi apontado pela polícia como o manifestante que, em 19 de junho de 2014, usava um capacete e pegou um extintor de incêndio para danificar a vitrine de uma concessionária da rede Caltabiano na marginal Pinheiros.

A pena, de um ano de reclusão, foi substituída por prestação de serviço à comunidade pelo juiz André Carvalho e Silva de Almeida, da 30ª Vara Criminal. O tipo de serviço ainda não está definido — deve ser estipulada pela Vara de Execuções Penais.

Questionada pelo R7, a Defensoria Pública, que defendeu o réu, afirmou que ainda não foi notificada sobre a decisão. “Tão logo isso ocorra, as estratégias da defesa serão discutidas em conjunto com o assistido”, afirmou o órgão em nota.

A reportagem não conseguiu contato direto com Roza.

O mecânico foi acusado pelo Ministério Público por dano ao patrimônio privado e associação criminosa. O juiz, porém, desconsiderou a primeira acusação, já que esse tipo de crime depende de queixa feita pela vítima, o que não ocorreu.

Reconhecido pela TV

Na sentença, proferida na terça-feira passada (30), o magistrado afirma que, durante o processo, foram ouvidas três testemunhas de acusação. O réu não foi interrogado por não ter sido encontrado.

Entre as provas citadas na decisão, está o depoimento do investigador da Polícia Civil Douglas Souza.

Uma semana antes do ataque à concessionária, Souza infiltrou-se no sindicato dos metroviários, no Tatuapé, de onde manifestantes anti-Copa 2014, cercados pela Polícia Militar, atiravam bomba. Naquele dia, em que a seleção brasileira fazia sua estreia, o investigador afirma ter identificado Roza como líder dos mascarados.

O mesmo policial disse, em depoimento à Justiça, ter reconhecido Roza ao assistir, pela televisão, às imagens da depredação.

Outra prova citada pelo juiz é o depoimento do cabo da Polícia Militar Aurélio da Silva, que trabalhou no dia da depredação do veículo e negociava o trajeto do protesto com os líderes do MPL. O cabo disse em depoimento que, embora não tenhar conversado com Roza, percebeu que, durante o ato, ele dizia algo como: “Hoje o bicho vai pegar”.

Em sua decisão, o juiz Almeida afirma: “Não se trata aqui, é bom frisar, de se punir o direito à reunião de pessoas para o fim de protestar contra atos do governo ou outras questão de interesse social, mas de se concluir que os ‘black bloc’ ultrapassaram aquele direito ao se juntarem com o único objetivo de afrontarem o ‘Estado’, para tanto cometendo crimes.”

27 dias presos

O protesto em que ocorreu o ataque à concessionária havia sido foi convocado pelo MPL (Movimento Passe Livre) com objetivo de pedir tarifa zero e de comemorar um ano das manifestações que barraram o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo.

A Polícia Militar, que ficou afastada durante toda a manifestação, demorou mais de meia hora para intervir durante a depredação. Quando a Tropa de Choque apareceu, o grupo que invadiu a concessionária já tinha corrido em direção ao largo da Batata. Questionada sobre a demora em agir, a PM disse que atendeu a um pedido do MPL.

Em 2014, Roza chegou a ficar 27 dias preso. Ele foi capturado no dia 2 de julho, em São Mateus, onde morava, duas semanas após a depredação da Caltabiano. Como, até o dia 28 a loja não havia prestado queixa, o juiz Almeida decidiu soltá-lo.

“Nada mais justifica a permanência do réu no cárcere. Remanesce apenas o crime de associação criminosa cuja pena, acaso ocorra condenação, permite a concessão de benefícios legais, reforçando a inconveniência, agora, da manutenção da prisão preventiva”, escreveu o magistrado na época.

Hideki absolvido

No final do mês passado, outra decisão da Justiça a respeito detidos durante manifestações. O estudante Fábio Hideki Harano e o professor de inglês Rafael Lusvarghi foram absolvidos das acusações de desobediência, incitação ao crime, associação criminosa e resistência. Eles já haviam sido absolvidos de porte de material explosivo. Ambos haviam sido detidos em 23 de junho de 2014.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.